Abuso de autoridade no serviço público brasileiro - Banco de redações


Abuso de autoridade no Brasil

Enviada em: 04/09/2020

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

O abuso de autoridade é a prática cometida por um profissional que faz uso do seu cargo para fazer prevalecer a sua própria vontade em detrimento do direito do outro. Essa ação é recorrente no setor público e tem ganhado visibilidade na mídia após a ocorrência de seguidos casos de violência física ou verbal cometidos por servidores públicos. Nesse contexto percebe-se a configuração de um grave problema que se opõe ao sistema democrático brasileiro e demonstra o despreparo dos servidores, que quando penalizados recebem penas brandas. (Excelente. Contextualizou o tema. No entanto, não formulou a tese)

(Boa estratégia coesiva) Inicialmente, cabe ressaltar que é dever do servidor público respeitar os direitos individuais e coletivos dos cidadãos. Na carreira policial o abuso com violência física é recorrente, em maio de 2020 um policial militar foi filmado pisando em uma mulher negra de 51 anos (Melhore a apresentação dessa discussão). Esse é apenas mais um dos muitos casos assistidos pela população brasileira. A constância nos casos de abuso de autoridade demonstra a necessidade da avaliação psicológica periódica dos servidores de carreiras públicas incidentes na prática, para verificar a sua capacidade de cumprir o seu dever profissional sem encobrir os direitos dos cidadãos. (Argumentação limitada)

(Boa estratégia coesiva) Ademais , outro ponto a ser destacado é que as penas aplicadas ao crime de abuso de autoridade são brandas e não afetam de modo significativo a carreira do servidor. Geralmente a penalização para o abuso de autoridade é a realocação do servidor em outro setor ou a aposentadoria, ou seja, são punições leves, que não intimidam o servidor e passam a sensação de impunidade a população. Sendo assim, é necessária a análise do modelo de penalização atual para servidores que cometem essa ação. A partir da aplicação de penas efetivas para tal atitude, o servidor tende a se retrair e não cometê-la e o cidadão se sentirá protegido vendo que quem fere os seus direitos é devidamente penalizado. (Argumentação expositiva)

(Boa estratégia coesiva) Diante do exposto, é necessário que o poder legislativo e o poder executivo (Boa. Apresenta o agente), junto ao Ministério da Justiça e Segurança Pública (Vírgula) estudem propostas que contenham a prática de abuso de autoridade no Brasil. Dentre as medidas adotadas destacam-se a implantação de cursos periódicos de capacitação do servidor público para o aperfeiçoamento da prestação de serviço ao cidadão e avaliações que comprovem a sua aptidão psicológica para o exercício da profissão. Além disso, é necessário averiguar a efetividade das penas aplicadas ao servidor que comete tal prática, a fim de assegurar que os direitos dos cidadãos não sejam violados por quem deveria prestar-lhes serviço. 

Comentários do corretor


As discussões são pertinentes ao tema, no entanto precisam ser mais exploradas ao longo do desenvolvimento, de modo a evitar uma argumentação expositiva. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 200 Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 150 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     800


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200