Destrato e violência - S - Banco de redações


Abuso de autoridade no Brasil

Enviada em: 03/09/2020

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Na série "Scandall" a advogada Olívia defende um abuso de autoridade, (Sem vírgula) vivenciado por uma jovem, que é acuada após um romance com o então presidente do Estados Unidos, com uma sucinta ameaça, tenta acabar com o possível escândalo presidencial (Melhore a construção de sentido). Fora das telas a afronta vivenciada pela jovem, (Sem vírgula) se torna evidente em casos repercutidos no Brasil, como, (Sem vírgula) o destrato a um guarda civil por um desembargador, e a violência contra uma mulher negra feito por um policial militar, se tornando uma problemática. (Melhore a contextualização do tema e formule a tese)

(Boa estratégia coesiva) Em primeira análise, a arrogância gerada pelo alto escalão de cargos públicos, que em seu destrato sobre um cidadão, considerado pelo lavor um inferior por conseguinte a não punição, gera descaso, remetendo a não punição exacerbando a fragilidade da população, diante tais fatos mencionados, (Melhore o encadeamento textual) Michel de Montaigne dizia que "a covardia é a mãe da crueldade", demonstra sucintamente o sentimento que cidadãos passam. (Argumentação expositiva)

(Boa estratégia coesiva) Ademais, a violência ocasionada por cargos de defesa da população, (Sem vírgula) evidencia a falta de preparo em ocorrências, gerando abordamentos inconsistentes com a ação, ocasionando iracúndias desnecessárias, passíveis de se evitar, (Melhore o encadeamento textual) Vitor Coelho Vieira disse uma vez que, "os policiais e soldados são a salvação, a perdição está em quem os comanda", nessa ressalva basta um cuidado com policiais, (Sem vírgula) para que eventos como esse supracitado deixe de acontecer. (Argumentação limitada)

(Boa estratégia coesiva) Enfim, a problemática do destrato e da violência, (Sem vírgula) são cabíveis de se evitar. Diante disso o Ministério da Defesa (Boa. Apresenta o agente), (Sem vírgula) deve criar dois projetos de leis, um para fiscalizar o treinamento com cursos de humanização para policiais, e um para punição de altos cargos, com diminuição de salários para ambos, com ressalva para o não cumprimento, a perda do cargo concomitantemente, a fim de evitar que aconteça abusos de autoridades no Brasil. (A proposta de intervenção não está completa)

Comentários do corretor


As discussões precisam ser delimitadas e mais exploradas ao longo do desenvolvimento, evitando uma abordagem limitada do tema proposto. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     600


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200