A Declaração Universal dos Direitos Humanos de 1948 foi uma afirmação contra as atrocidades ocorridas durante a Segunda Guerra Mundial, houve uma intensa mobilização entre as nações para a proteção à dignidade da pessoa humana, inclusive com a participação do Brasil. Dado o lapso temporal entre a metade do século XX até os dias atuais, percebe-se que a sociedade brasileira, ainda, enfrenta dificuldades para reconhecer o valor basilar da dignidade humana, sobretudo o abuso exercido pelas autoridades. Assim, cabe refletir acerca das origens e os efeitos que essas ações geram para a sociedade brasileira. (Excelente! Contextualizou o tema. No entanto, não formulou a tese)
(Boa estratégia coesiva) Nota-se, inicialmente, que o abuso praticado por autoridades públicas têm raízes históricas no país. Isso ocorre porque os valores morais praticados durante governos autoritários deixaram suas marcas enraizadas na população brasileira, principalmente, entre aqueles que detém o poder em suas mãos e entendem que podem agir da maneira que lhes convém. Tal questão é tão urgente que até mesmo já fora discutida pelo escritor brasileiro Graciliano Ramos, no livro Memórias do Cárcere, quando ele foi preso durante o Estado Novo de forma arbitrária (Melhore a apresentação dessa discussão). Dessa forma, enquanto essa prática não for combatida, os direitos fundamentais dos cidadãos não serão respeitados.
(Boa estratégia coesiva) Ademais, apesar de existir um conjunto de normas e leis que tratam sobre o abuso de autoridade no país (Desenvolva mais essa ideia), nota-se a persistência dessa problemática. Segundo o pensador Thomas Hobbes, “O Estado é o responsável em garantir o bem-estar da população”, isso não ocorre no Brasil, pois, observa-se que o poder estatal não reprime devidamente o excesso dos agentes públicos. Dessa maneira, gera uma sensação de impunidade e, com isso, tais ações levam os agentes a praticarem os mesmos atos. Prova disso é o caso mais recente no país, do Desembargador Siqueira, que responde há vários processos administrativos, segundo consta no Conselho Nacional de Justiça, sem haver punições efetivadas contra ele. (Evite uma argumentação expositiva)
(Boa estratégia coesiva) Vê-se, portanto, que medidas são necessárias para combater essa prática. Para tanto, cabe ao Governo (Boa. Apresenta o agente), por meio do Poder Executivo Federal, enviar um projeto de lei para o Congresso Nacional, já que esse é o responsável pelas votações das normas, com a finalidade de alterar as leis, tornando-as com caráter punitivo e educativo, relativas aos excessos praticados pelos agentes públicos. Cabe, ainda, aos órgãos públicos da administração direta e indireta incluírem a matéria de Direitos Humanos como exigência nos concursos públicos. Logo, será possível respeitar o princípio básico de todo cidadão, à proteção da dignidade da pessoa humana.
Comentários do corretor
Ótima produção textual. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 200 | Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 150 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 150 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 900 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |