O abuso de autoridade como sacrilégio e crime - Banco de redações


Abuso de autoridade no Brasil

Enviada em: 03/09/2020

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

O abuso de autoridade em nossa amada pátria Brasil (Melhore a apresentação dessa ideia) tem-se tornado constante objeto de reflexão pela sociedade contemporânea, dadas suas consequências. Conquanto não o fosse outrora, tem, sobretudo na evolução tecnológica, sua atual eminência nos debates sociais. Ademais, como conduta contrária ao ordenamento jurídico, importa em ofensa à democracia, com corolário de afronta aos cidadãos. (Melhore a contextualização do tema e formule a tese)

(Melhore a coesão entre os parágrafos) A tecnologia é, por sua natureza, uma aceleradora de transformações sociais. O cidadão, (Sem vírgula) que tem ao alcance de suas mãos um smartphone ou congênere, detém poder transformador, resultado lógico da globalização. Em evocando uma democracia incipiente em Atenas, contemplamos, hoje, a capacidade de todos os particulares intervirem direta e eficientemente na ordem social. Dessarte, alguns assuntos mais que outros, mormente aqueles com impactos negativos na ordem social, assumem grau incomum de importância, como o é o abuso de autoridade. (Argumentação limitada. Reestruture as ideias apresentadas nesse parágrafo)

(Boa estratégia coesiva) À medida que um assunto é posto em voga, reflexões são tecidas e compartilhadas. Nesse cenário, desponta o abuso de autoridade, que se traduz em excesso de poder e/ou desvio de finalidade. Entende-se o abuso de autoridade como sendo, em síntese, o comportamento irregular de autoridade, que ordena ou executa, arbitrariamente, medida em desarmonia com a legislação. Posto isso, não se pode conceber normal, em um país cujo regime político seja a democracia, condutas abusivas, sob pena de se incorrer em autoritarismos. (Argumentação expositiva)

(Melhore a coesão entre os parágrafos) A lei mosaica dita “não matarás”, e o que é o abuso de autoridade, senão uma forma de se matar alguém, ainda que moral ou psicologicamente, valendo-se de condutas que, embora não ceifem a vida daquele a quem é direcionada, custam sua dignidade (Reestruture essa ideia). A primazia dos direitos humanos é pressuposto de validade do Estado Democrático de Direito, logo, deve o Estado cuidar de tê-los como caros e penalizar eficazmente quem os transgride. (Argumentação expositiva)

Do exposto (Reveja o conectivo adequado), impende ao Estado, através de ação conjunta dos Três Poderes – Executivo, Legislativo e Judiciário – (Boa. Apresenta o agente), empreender esforços para prevenir, coibir e punir quaisquer condutas que tomem formas de abusos. Ainda, cabe ao particular o dever de, enquanto na condição de cidadão, concorrer para que práticas abusivas, embora não erradicadas, sejam refreadas. Somente assim avançaremos rumo a uma sociedade humanitária e justa e não em direção à involução.

Comentários do corretor


As discussões precisam ser mais exploradas, tendo em vista que a argumentação está expositiva. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 150 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     700


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200