Abusando do poder - Banco de redações


Abuso de autoridade no Brasil

Enviada em: 03/09/2020

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

O voto de cabresto, característica do coronelismo, tinha como finalidade forçar os eleitores do interior do Brasil a votarem em determinados candidatos com a utilização do abuso do poder econômico. Analogamente, na sociedade brasileira, ainda persiste o abuso de autoridade, seja pelo abuso do poder militar, seja pela da negligência estatal (Boa. Formulou a tese). Nesse sentido, vale analisar as causas que envolvem e potencializam essa realidade.

(Boa estratégia coesiva) A priori, o abuso de autoridade militar é um dos principais fatores (Melhore a apresentação dessa ideia). A ''Era vargas'' foi como ficou conhecida o período de 15 anos que Getúlio Vargas ficou no poder, por meio da ditadura militar. Tal forma de poder permitia que militares invadissem as residências do povo, além de torturarem as pessoas que não apoiassem o governo. Hodiernamente, persiste ainda, (Sem vírgula) a insolência do poder militar, a qual mata milhares de vítimas por consequência da violência de certos policiais, (Sem vírgula) que abusam da autoridade por eles exercida, e na maioria das vezes saindo impune pelos seus atos (Melhore a apresentação dessa discussão). Cabe ao governo criar medidas para solucionar tamanho descaso.

(Boa estratégia coesiva) Ademais, a negligência estatal em não tomar medidas cabíveis diante desse ato, (Sem vírgula) estimula a persistência da prática. Segundo Friedrich Hegel, o Estado deve proteger seus ''filhos''. No entanto, é fato isso não ocorre no Brasil, uma vez que há abuso de autoridade, por exemplo, nas escolas, na qual professores acabam prejudicando os alunos apenas por não concordar com a opinião deles (Reestruture essa discussão). Desse modo, urge que a entidade estatal efetue a punição adequada para os indivíduos que usarem da própria autoridade em malefício do outro. (Recorte limitado do tema proposto)

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Portanto, diante do problema exposto, faz-se necessário a criação de uma medida para conter o abuso de autoridade no Brasil. O Estado, no papel do poder público, (Boa. Apresenta e faz o detalhamento do agente) criador de leis, mande para câmara de deputados, (Sem vírgula) uma proposta de leis que criminalize o abuso de autoridade, além de investir em propagandas que exemplifique quando está havendo abuso de autoridade. Essa ação deverá ser realizada por meio das mídias digitais e sociais, alertando os cidadãos e mostrando seus direitos diante tal situação. Destarte, o abuso de autoridade não será mais um problema para a sociedade brasileira. ​​​​​​​

Comentários do corretor


As discussões são pertinetes ao tema, no entanto precisam ser delimitadas e mais exploradas, evitando uma abordagem limitada. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 150 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     700


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200