Eudaimonia ética - Banco de redações


Abuso de autoridade no Brasil

Enviada em: 03/09/2020

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Autoridade: pessoas com algum tipo de poder, sendo este, (Sem vírgula) institucionalizado ou não. Geralmente, possuem grande credibilidade além de direitos em ordem e atuação. Apesar disso, cargos como esses (Especifique-os) devem ser submetidos a subordinação segundo afirma na Constituição que o cidadão obtém tanto direitos como deveres que devem ser cumpridos como assegura a lei (Melhore a apresentação dessa ideia). Entretanto, alguns detentores desses poderes hoje em dia, (Sem vírgula) veem vêm ganhando notoriedade por condutas extremamente abusivas. Essas atitudes são refletidas por diversos fatores incluindo o desvio de ética profissional e também ao preconceito enraizado não só as classes baixas, mas as minorias que mais sofre com esses abusos. (Boa. Formulou a tese. No entanto sugiro que melhore a contextualização do tema)

(Boa estratégia coesiva) Em primeira análise, é inadmissível que muitos profissionais utilizem vantagens dos cargos, mesmo que essas vantagens sejam apenas para o benefício do próprio ego. O desvio de caráter, (Sem vírgula) levam alguns profissionais conhecidos como “mais famigerados”, ou seja, os doutores, desembargadores, políticos e até concursados a uma superioridade acima do esperado (Melhore a apresentação dessa discussão). Para o filósofo Aristóteles, a ética é o caminho para chegar a Eudaimonia (felicidade), buscando o bem e seguindo as virtudes para se alcançá-la. Diante dessa perspectiva, é fato que no Brasil ainda será necessário um longo percurso para se combater ao autoritarismo e atingir o objetivo da vida humana que para Aristóteles é a felicidade. (Melhore a apresentação das discussões, pois estão um pouco confusas)

(Boa estratégia coesiva) Ademais, vale a pena ressaltar que o descaso, infelizmente, são é mais frequentes com as minorias. Negros, cadeirantes, portadores de necessidades especiais e LGBTQ+ (Lésbicas, gays, bissexuais, transexuais e não binários) (Melhore a apresentação dessa discussão). Um grande exemplo disso, (Sem vírgula) foi o caso do menino negro que foi humilhado ao fazer uma entrega em um condomínio de luxo, tomando relevância em nível nacional ao ser passado em tv aberta, em grandes canais como Globo e Record. Esses casos precisam ser expostos e os responsáveis devem arcar com as consequências dos seus atos. (Melhore a apresentação dos argumentos)

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Urge, portanto, a necessidade da “limitação de poderes” e o ensino na prática sobre ética e moral. O legislativo (Boa. Apresenta o agente) deveria fortalecer as leis que já existem para o abuso de autoridade colocando penas mais severas. Na escolas, faculdades, deveriam (Essa construção ficou confusa) haver palestras sobre a importância da moralidade, profissionalismo, e também as consequências de autoridade com proveito de uso pessoal, abusivo. (Ideias fragmentadas) Mostrando assim as limitações e o não endeusamento egocêntrico que muitos demonstram ter. Crimes autoritários, racistas ou homofóbicos deveriam ser culpabilizados como manda a lei. Dessa forma, a Constituição seria cumprida e a Eudaimonia alcançada pelo homem.

Comentários do corretor


As discussões são pertinentes, no entanto senti falta de um projeto de texto que garantisse a progressão de ideias. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 150 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 150 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     750


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200