Abuso de autoridade no Brasil - Banco de redações


Abuso de autoridade no Brasil

Enviada em: 03/09/2020

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Segundo disse o filósofo Montesquieu, "é uma verdade eterna que qualquer pessoa que tenha o poder, tende a abusar dele, para que não haja abuso, é preciso organizar as coisas de maneira que o poder seja contido pelo poder."É,  (Sem vírgula) fato que o excesso de poder exercido de forma arbitrária é visto em todas as civilizações , inclusive nós  nos tempos do barão de Montesquieu, o qual elaborou a teoria da divisão de governo em três poderes (Executivo, Judiciário e legislativo), adotado atualmente no sistema político brasileiro. Embora, o abuso de autoridade seja nocivo para a democracia e o desenvolvimento social, ela tem sido propagada principalmente por autoridades policiais e políticas. (Melhore a contextualização do tema e formule a tese) 

(Boa estratégia coesiva) Em primeiro lugar, é importante frisar que, (Sem vírgula) o abuso de autoridade tem ocorrido frequentemente no cenário político. Isso porque há uma falta de consciência política, gerada pelo excesso de individualismo e da pouca relevância ao bem-estar social. (Não compreende a estrutura do texto)

(Melhore a coesão entre os parágrafos) Partindo desse pressuposto, destaca-se os inúmeros casos de abuso de autoridade ocorridos no Brasil, dentre eles a do caso do desembargador Eduardo Prado Rocha Siqueira, que menosprezou e desrespeitou um guarda civil por o pelo descumprimento do decreto sobre o uso de máscaras em espaços públicos. (Argumentação expositiva) 

(Boa estratégia coesiva) Ademais , o uso abusivo da autoridade por policiais produz revolta e indignação na sociedade,uma vez que, (Sem vírgula) eles aproveitam do poder a eles delegado para comportar-se de maneira violenta e arbitrária. (Não compreende a estrutura do texto) 

(Boa estratégia coesiva) Diante do exposto, observa-se que tal cenário é passível do aumento da violência e do descrédito policial. Assim sendo , casos como ocorrido em São Paulo (Vírgula) em que uma mulher negra foi pisoteada no pescoço por um policial civil não podem continuar sucedendo.. (Uso inadequado da pontuação. Reestruture as discussões) 

(Boa estratégia coesiva) Portanto , são imperiosas ações que venham coibir o crime de abuso de autoridade. E, para isso (Vírgula) é necessário que se adote medidas semelhantes as que ocorre nós  nos Estados Unidos,no qual depois ocorrência de vários casos arbitrários de abuso de autoridade policial (Melhore a construção de sentido), foram colocadas mini câmeras de segurança, monitorando em tempo real as ações destes. . (Uso inadequado da pontuação) Além disso, a lei do abuso de autoridade tem também contribuído com novas regras de conduta policial e penas. (Reformule as discussões. Não compreende a estrutura do texto)

(Melhore a coesão entre os parágrafos) Assim como afirmou o filósofo Montesquieu, e necessário que o poder contenha o poder, ou seja, é necessário (Cuidado com a repetição de ideias) que para os crimes de autoridade política sejam aplicadas leis mais rígidas, como o afastamento definitivo das funções pelo servidor e suspensão de salários. Sendo assim quiçá se tenha uma sociedade que se prima pela ordem e progresso. (Não apresenta a proposta de intervenção propriamente dita) 

Comentários do corretor


As discussões precisam ser delimitadas e exploradas de acordo com a estrutura do texto. Evite um recorte superficial do tema proposto. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     600


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200