Conhecida como "cidadã", por ter sido concebida no processo de redemocratização, a Constituição Federal foi promulgada em 1988 com a promessa de assegurar os direitos de todos os brasileiros. No entanto, apesar da garantia constitucional, nota-se que o abuso das autoridades brasileiras configura-se como uma falha no princípio da isonomia. Sendo assim, percebe-se que o problema possui raízes amargas no país, devido não só as leis fracas e lenientes, mas também pelo medo da população em denunciar. (Excelente. Contextualizou o tema e formulou a tese)
(Boa estratégia coesiva) Em primeiro lugar, deve-se entender que a cultura de impunidade mostra a população que o Estado é ineficiente, e há quase certeza de que nada irá acontecer ao infrator (Melhore a apresentação dessa discussão). Na série "Anne With an E", (Sem vírgula) integrantes do conselho utilizam da sua autoridade para impedir que Anne e seus amigos publiquem temas diversos no jornal da escola. Estes, por sua vez, não são punidos, o que fora da ficção não é diferente. (Reveja como as discussões estão relacionadas ao tema. Reestruture)
(Melhore a coesão entre os parágrafos) "É uma experiência eterna de que todos os homens com poder são tentados a abusar", afirmou o filósofo Montesquieu. Dessa forma, percebe-se que sempre existirá o poder e com ele o abuso (Melhore a apresentação dessa discussão). Assim, a população vê-se encarcerada nutrindo o medo e a certeza de que denunciar é apenas "perda de tempo". (Argumentação limitada)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, o Ministério da Justiça e Segurança (Boa. Apresenta o agente), juntamente com as prefeituras (Vírgula) devem realizar campanhas a fim de incentivar a população a denunciar, além de garantir a punição dos indivíduos. Ademais, esse objetivo será alcançado por meio de treinamentos para policiais e delegados. Dessa forma, os desafios do abuso de autoridade serão amenizados. (A proposta não está completa)
Comentários do corretor
Delimite e explore mais as discussões. Elabore um projeto de texto para melhorar a progressão de ideias. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 150 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 150 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 150 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 150 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 700 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |