0000 - Banco de redações


Abuso de autoridade no Brasil

Enviada em: 03/09/2020

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

A questão do abuso de autoridade cada vez mais cresce no mundo, isso ocorre por motivos políticos e sociais. Nesse sentido, percebe-se que cada vez mais as autoridades estão abusando do seus poderes para prejudicar outras pessoas.Infelizmente, muitas pessoas inocentes acabam sofrendo esse tipo de punição (Tem que ser mais específico). Com isso, a existência de problemas raciais e sociais que dificultam uma política igualitária para todos. (Melhore a apresentação do tema)

(Boa estratégia coesiva) Segundo o levantamento do jornal EL PAÍS, mostra (Melhore a progressão de ideias) que as violências policiais no Brasil são em grande partes em populações negras e periféricas. Sob essa ótica, nota-se que o descaso com essa parte da população ainda é muito grande .Assim, parte da sociedade por meio de manifestações procuram se expressar sobre esse tipo de assunto. (Argumentação limitada)

(Boa estratégia coesiva) Além disso, de acordo com a Declaração Universal Dos Direitos Humanos, toda pessoa, como membro da sociedade, tem direito à segurança social. Nesse aspecto, nota-se que certa porcentagem da população brasileira não possuem possui direitos sociais igual as demais pessoas. Por não ser imune a tal fenômeno, pessoas que residem na periferia sofrem cade vez mais esse tipo de situação. Dessa forma, é necessário uma política rígida para pessoas que cometem esse tipo de ato. (Reestruture as discussões apresentadas)

(Boa estratégia coesiva) Diante do exposto, evidenciam-se que os desafios para acabar com esse tipo de crime é muito grande. Cabe, então (Vírgula) ao Congresso Nacional (Boa. Apresenta o agente) criar e aprovar leis rígidas para melhorar a vida da sociedade e pessoas que praticam que esse tipo de crime arcarem com a lei. Paralelamente, os órgãos de justiça fiscalizarem os cidadãos que praticam a lei para não cometerem esses atos e assim diminuir com o problema citado. Desse modo, concretizar-se esses valores sociais, que serão útil úteis para o povo brasileiro. (A proposta não está completa)

Comentários do corretor


As discussões precisam ser delimitadas e mais exploradas ao longo do desenvolvimento, evitando um recorte limitado do tema proposto. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 150 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     600


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200