O abuso de autoridade, (Sem vírgula) está presente deis da desde a antiguidade, quando era comum a nobreza (Vírgula) que possuía muito poder, cometer diversos abusos com escravos, e as demais pessoas inferiores na época. Na série ""Vis a Vis"" (Uso inadequado das aspas), (Sem vírgula) é retratado diretamente abusos, onde (Reveja pronomes relativos) polícias cometem crueldades absurdas com as detentas; (Ponto final) Na política também onde não todos, mas alguns funcionários públicos (Vírgula) tendo (Essa construção ficou confusa) comportamentos abusivos. (Melhore a progressão de ideias. Reestruture e formule a tese)
(Melhore a coesão entre os parágrafos) Assim como na antiguidade, funcionários públicos que obtêm cargos importantes e de poder, tendo comportamentos totalmente duvidosos , impondo suas idéias ideias, opiniões e do cargo que tem, (Melhore a construção de sentido) para mudar regras, muitos acabam passando até por cima das leis, (Sem vírgula) pros seus próprios beneficio. (Argumentação limitada)
(Melhore a coesão entre os parágrafos) Ultimamente nos noticiários televisivos, (Sem vírgula) há relatos de policiais agindo de maneira completamente inadequada, onde (Reveja pronomes relativos) acabam sendo violentos, intolerantes e abusivos, recentemente tem visualizado um vídeo na ""globo news"" (Uso inadequado das aspas), e outros jornais, onde certo PM está pisando no pescoço de uma senhora negra para imobilizá-la. (Argumentação limitada)
(Melhore a coesão entre os parágrafos) É preciso questionar, e não se calar, quando houver abuso de autoridade, uma das ferramentas que acaba tendo grande visualização e uma repercussão enorme é a internet, onde podemos publicar e compartilhar atitudes abusivas das autoridades, (Ponto final) Portanto é preciso não só conhecer seus direitos e sim cobrá-los também, para que a humanidade possa crescer e se desenvolver. (Não apresenta a proposta de intervenção propriamente dita)
Comentários do corretor
Elabore um projeto de texto para melhorar a progressão de ideias. Evite uma argumentação limitada. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 100 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 500 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |