Autoridade no Brasil (g) - Banco de redações


Abuso de autoridade no Brasil

Enviada em: 03/09/2020

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Ultimamente no Brasil presencia- se notícias frequentes de abuso de autoridade sobre a população, devido a falta de respeito com as lei federais, vindas dos próprios funcionários públicos ,isso infelizmente se tornou um ato muito comum, e com difíceis consequências para quem o prática. (Melhore a contextualização do tema e formule a tese)

(Melhore a coesão entre os parágrafos) A nossa Constituição Federal exprime que todos os cidadãos devem respeitar, (Sem vírgula) para serem respeitados, mas não é isso que se vê atualmente, pois lamentavelmente pessoas inocentes, que na maioria das vezes são pobres e pretas e estavam apenas passando pelas ruas, ou indo para seus trabalhos, são abordadas pelos agentes públicos de forma brutal (Melhore a apresentação dessa discussão). Segundo pesquisas feitas pelo Folha de São Paulo, ao menos 191 pessoas sofreram abuso policial em 5 estados em apenas um ano, e sabe -se que esse tipo de atitude não está instituído nas leis brasileiras. (Argumentação expositiva)

(Melhore a coesão entre os parágrafos) Se é dito e lembrado a todos habitantes presentes na sociedade brasileira que a segurança é um direito por lei que todos, absolutamente todos devem ter acesso, sem nenhuma desigualdade, e que de fato ela e a política estão ligadas para manter a paz, e não a revolta sobre a nossa sociedade (Melhore a apresentação dessa ideia). É notório que é preciso ter a autoridade e a segurança presentes no nosso país, pois elas ajudam a controlar a sociedade e manter as pessoas seguras, mas não pode continuar  da forma que está sendo, onde  (Reveja pronomes relativos) a população está se sentindo mais com medo do que protegida, em ter as autoridades por perto. (Argumentação limitada)

(Melhore a coesão entre os parágrafos) Então isso precisa mudar, mas para que possa haver determinada mudança é necessário que que exista verdadeiras consequências a quem prática o abuso de poder, como ter a demissão e não afastamento temporário desses cargos públicos, que as pessoas da nossa sociedade se oponham de forma pacífica a esse problema e que não achem o abuso de autoridade uma atitude normal,e que o governo apoie os cidadãos diante dessa situação providenciando soluções que acabem com esse problema, pois para combatê -lo é necessário ter medidas sérias e responsáveis.Dessa forma será garantida devidamente a nossa segurança,e isso irá influenciar uma mudança positiva na sociedade em que se vive. (A proposta não está completa. Reestruture)

Comentários do corretor


Reestruture e desenvolva as discussões com mais clareza. Evite uma argumentação do tema proposto. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     550


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200