Não ao autoritarismo - Banco de redações


Abuso de autoridade no Brasil

Enviada em: 03/09/2020

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Platão, filósofo da Antiguidade Grega afirmou: “Onde houver justiça, aí está a felicidade”. No entanto, aquilo que o pensador pregava não é cumprido na contemporaneidade, uma vez que o abuso de autoridade no Brasil é um entrave para o bem comum. Sendo assim, a inoperância governamental e a insuficiência legislativa (Boa. Formulou a tese) configuram-se como as causas latentes da questão, à medida que implica em uma resolução efetiva no país. (Boa. Contextualizou o tema)

(Boa estratégia coesiva) Primeiramente, é válido ressaltar que a passividade do Governo acarreta a persistência da problemática nacional. De acordo com uma notícia de maio de 2020, a má conduta de um militar que pisou no pescoço de uma senhora negra enquanto fazia uma abordagem ganhou repercussão nas mídias (Melhore a apresentação dessa discussão), porém ele somente foi afastado de seu cargo. Nesse sentido, é fato a tamanha ineficiência estatal, já que deveria coibir a prática do uso em excesso de poder dos agentes públicos. Desse modo, uma urgente mudança faz-se importante. (Argumentação superficial. Reestruture as discussões)

(Boa estratégia coesiva) Ademais, é relevante salientar que a ausente legislação, não oferecendo uma justa punição (Vírgula) contribui na perpetuação do quadro negativo atual. Segundo o pensador iluminista, John Locke: “As leis foram feitas para os homens e não para as leis”. Nesse contexto, evidentemente, a falta de atuação legislativa prejudica a segurança dos cidadãos que se tornam vítimas dos abusadores de poderio, que permanecem impunes. Enfim, a elaboração de uma solução é cabível no Brasil. (Argumentação limitada)

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Portanto, uma intervenção faz-se necessária para mitigar o problema. Dessa forma, urge ao Poder Executivo (Boa. Apresenta o agente), juntamente ao Poder Legislativo (Vírgula) criar e executar uma lei direcionada aos servidores do Estado. Por meio do Conselho Nacional de Justiça, proibindo o pagamento de salários aos infratores da lei, como policiais, desembargadores, magistrados e outros, a fim de priorizar a segurança dos brasileiros e de extinguir o abuso de autoridade, bem como concretizar o ideal platônico no território nacional democrático. (A proposta de intervenção não está completa)

Comentários do corretor


As discussões são pertinentes, no entanto precisam ser delimitadas e mais exploradas ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 150 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 150 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     800


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200