Em meados do século XVI, com ascensão do Absolutismo Monárquico, a Europa, principalmente, viveu um tempo em que o monarca tinha poder absoluto sobre a região administrada e o povo que ali habitava. Tal prática retirava qualquer direito público, dando total poder para o monarca decidir leis e regras, as quais não poderiam ser questionadas. Hoje, no século XXI, no Brasil democrático, tal prática não existe. Porém, gestos de abuso de autoridade são vistos frequentementes pelo país. (Boa contextualização. No entanto, não formulou a tese)
(Boa estratégia coesiva) Em primeiro plano, durante o período da Ditadura Militar, diversos direitos civis foram abolidos, dentre eles a censura à liberdade de expressão. Décadas após o fim da Ditadura, essa censura, mesmo não sendo legal, é vista frequentemente pela polícia, que exerce sua autoridade de forma abusiva, seja pela violência excessiva contra manifestantes em meio aos movimentos sociais ou pela abordagem inesperada contra, principalmente, pessoas negras. (Argumentação limitada)
(Boa estratégia coesiva) Em segundo plano, dentro de uma análise governamental, a presença de um Estado forte e rígido faz com que a população pense que os problemas serão resolvidos de forma eficiente, dando espaço para a eleição de políticos ditadores. Assim, o abuso de autoridade será a principal arma dentro de um governo super apoiado pelo povo, pois segundo Thomas Hobbes, o homem é o lobo do próprio homem. (Argumentação limitada)
(Boa estratégia coesiva) Diante do exposto, é de extrema importância, por meio do Governo Federal, em fiscalizar e limitar poderes de funcionários públicos e investir em palestras e divulgação em redes de televisão na conscientização da população que seus direitos existem e devem ser cumpridos (Melhore a apresentação dessa ideia. Apresente o agente com clareza), assim como seus deveres. (Ideias fragmentadas) Pois uma população bem informada está atenta aos abusos ocorridos nas mais diversas esferas estatais ou privadas, exigindo seus direitos e garantindo que a democracia seja, de fato, exercida no Brasil. (Não apresentou a proposta de intervenção propriamente dita)
Comentários do corretor
As discussões são pertinentes ao tema, no entanto foram pouco exploradas. No mais, mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 200 | Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 150 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 150 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 800 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |