A Declaração Universal dos Direitos Humanos, de 1948, defende a manutenção do respeito entre os povos de uma mesma nação. Embora tal documento represente uma conquista, não foi o bastante para exterminar problemas que envolvem o abuso de autoridade, visto que funcionários públicos extrapolam no poder hierárquico com práticas humilhantes para com outros cidadãos. Nesse contexto, é preciso que o governo crie medidas paliativas que visem reeducar estes indivíduos, mesmo aqueles que tenham passado por algum tipo de seleção em concurso público. (Contextualizou o tema, no entanto não formulou a tese)
(Boa estratégia coesiva) Em primeira análise, vale dizer, (Sem vírgula) que o conceito de abuso de poder ou abuso de autoridade é como o ato humano de se prevalecer de cargos para fazer valer vontades particulares. Em consonância a realidade de mundo, a ficção usa muito desse modelo, principalmente em novelas, como no caso da clássica "Vale Tudo", na qual era colocado em questão a honestidade do ser humano e sua capacidade de agir conforme suas vontades e os princípios antiéticos. A personagem "Maria de Fátima" sempre se mostrou um ser abominável, mas assim que ganhou um cargo onde pudesse se tornar superior aos demais, começou a mandar de forma autoritária e desumana, maltratando, inclusive, sua mãe. (Argumentação expositiva. Reestruture)
(Boa estratégia coesiva) Em segunda análise, é importante ressaltar que o abuso de poder se manifesta em duas vertentes: o exagero de autoridade e o desvio da finalidade. Em uma pesquisa realizada pelo jornal Folha de São Paulo, foi constatado que jovens periféricos, na faixa dos 18 a 25 anos, sofrem ou já sofreram algum tipo de constrangimento por alguma policial militar. Um caso que repercutiu nacionalmente aconteceu na favela Paraisópolis, Zona Sul da capital paulista, com uma "confusão" que terminou na morte de alguns jovens, colocando em evidência a forma desrespeitosa de alguns profissionais da polícia do Estado (Melhore a apresentação dessa discussão). O filme "Tropa de Elite" retrata bem esse realidade, abordando temas como esquema de favores, delações e o preconceito encontrado nas regiões periféricas. (Argumentação expositiva)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, é mister que o governo (Boa. Apresenta o agente) crie formas que reeduque os profissionais públicos na sua forma de agir perante a sociedade, com regras que lhe façam repensar seu papel enquanto agente do setor não privado, através de fiscalizações e auditorias que verifiquem seus métodos de trabalho, para que com isso aconteça uma diminuição na cultural socioeconômica e na política de abordagem de infratores, e seja intensificado a importância da polícia e de sua representatividade de maneira honesta e imparcial. Com tais medidas o número de abuso de autoridade irá diminuir, finalizando um problema que assola o início da humanidade.
Comentários do corretor
As discussões são pertinentes, mas estão muito expositivas. Delimite e explore os argumentos. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 150 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 150 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 800 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |