De acordo com a Declaração Universal dos Direitos Humanos - promulgada em 1948 pela Organização das Nações Unidas -, é direito de todos os cidadãos, sem qualquer distinção, tratamento justo e não discriminatório. Entretanto, o cenário atual das interações sociedade-autoridades impede que isso aconteça na prática, devido à omissão governamental e à desigualdade social (Excelente. Apresenta a tese). Nesse contexto, urge a necessidade de serem tomadas atitudes pelas autoridades competentes para reverter essa problemática.
(Boa estratégia coesiva) Primordialmente, convém analisar a passividade do judiciário no que tange ao abuso de autoridade no Brasil. De acordo com Thomas Hobbes, a função do Estado é garantir o bem-estar da coletividade e, no entanto, isso não ocorre no Brasil. Devido às punições pífias dadas às autoridades que abusam de seu poder, (Melhore a apresentação dessa discussão) em comparação às severas penas aplicadas ao cidadão que comete pequenos delitos, a inobservância estatal dificulta a universalização desses direitos sociais tão importantes. (Abordagem limitada)
(Boa estratégia coesiva) Faz-se mister, ainda, salientar a desigualdade social como impulso dessa questão. Segundo o político alemão Adenauer, todos vivem sob o mesmo céu, mas nem todos sob o mesmo horizonte. Diante de tal contexto, uma pessoa com poder de autoridade, frente a alguém que aparente ser inferior, busca manter sua posição imaginária ainda que, para isso, seja necessário apoiar-se no autoritarismo como forma de impor seu papel social aos outros. (Argumentação expositiva)
(Boa estratégia coesiva) Dessa maneira, é premente que medidas sejam tomadas pelo Supremo Tribunal Federal (Boa. Apresenta o agente), a mais alta instância judicial, para erradicar tal situação. Os ministros devem criar uma normativa que traga aos juízes que cuidam dos casos de abuso de autoridade, punições justar e proporcionais ao trauma causado pelo abusador. Dessa forma, o Brasil pode superar os desafios do abuso de autoridade. (A proposta está incompleta)
Comentários do corretor
Discussões pertinentes, no entanto precisam ser mais exploradas ao longo do desenvolvimento, de modo a evitar um recorte superficial do tema proposto. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 150 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 150 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 150 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 750 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |