“Prison Break” seriado estadunidense, retrata o abuso de autoridade policial e governamental entre prisioneiros e indivíduos da sociedade, no qual sofrem por delimitações desse órgão. De maneira análoga, no Brasil se observa uma realidade semelhante, (Sem vírgula) onde o abuso de autoridade se mantém, apresentando barreiras, as quais dificultam a concretização da solução. Nesse sentido, diante de uma realidade instável e temerária que mescla conflitos nas esferas sociais e judiciais, torna-se fundamental analisar as raízes dessa problemática, a fim do pleno funcionamento da sociedade. (Apresente a tese com mais clareza)
(Boa estratégia coesiva) Mormente, vale salientar que a esfera social deriva da baixa atuação dos setores governamentais, no que concerne à criação de mecanismos que coíbam tais recorrências. Segundo o pensador Thomas Hobbes, o estado é responsável por garantir o bem-estar da população, entretanto, isso não ocorre no Brasil. (Ideias fragmentadas) Já que as autoridades exercem um poder além daquele que é permitido. Desse modo, os conflitos sociais não demonstram mudanças, sendo necessário a reformulação dessa postura estatal de forma urgente. (Delimite e explore mais o argumento)
(Boa estratégia coesiva) Ademais, é imperativo ressaltar que a justiça em muitos casos é considerado um promotor do problema, visto que a disseminação de violência e a perpetuação dos casos de negligência policial e judicial é constante. Partindo desse pressuposto, a quantidade de casos de violência policial é exponencial ao número de mortes injustas e sem fundamentos. Tudo isso retarda a resolução do empecilho, já que a justiça ocasionalmente contribui para sustentação desse quadro insalubre. (Argumentação limitada)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, Dadas as questões anteriormente problematizadas, são necessárias medidas para mitigar os problemas com o abuso de autoridade. Ao estado (Boa. Apresenta o agente), (Sem vírgula) cabe o incentivo as politicas publicas já existentes, com o objetivo de oferecer a sociedade uma melhoria. Por sua vez, cabe às ONG’s ONGs, empresas e escolas a fiscalização destas politicas publicas, e a realização de medidas que as auxiliem, através de campanhas e publicidade. Por fim, cabe aos indivíduos a participação nos projetos já existentes, sendo através do voluntariado ou do incentivo a discussão do tema em sua comunidade. Assim, a partir dessas medidas as providências tomadas contra o abuso de autoridade seja efetivado, mudando a realidade expressa no seriado e na atualidade.
Comentários do corretor
Discussões pertinentes, no entanto precisam ser delimitadas e mais exploradas ao longo do desenvolvimento. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 150 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 150 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 150 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 850 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |