A autoridade abusiva do Brasil tem solução? - Banco de redações


Abuso de autoridade no Brasil

Enviada em: 03/09/2020

Status:

Corrigida
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     Segundo o filósofo Platão (Vírgula) na sua obra “A república”, a moral privada é considerada inferior a moral pública, portanto os interesses pessoais devem estar aquém dos interesses coletivos. Contudo, no contexto atual, esse pensamento é refutado, haja vista os casos de abuso de autoridade no Brasil, originários, em sua maioria, de interesses individuais ao invés de coletivos. Esse problema advém, sobretudo, da má formação educacional e da falta de fiscalização eficiente dos órgãos públicos. (Boa. Contextualiza o tema e apresenta a tese)
   

(Boa estratégia coesiva) A princípio, convém analisar de que maneira a ineficiência do ensino básico brasileiro corrobora com o problema, já que a mesma tem papel indispensável na formação do caráter do cidadão. Em face disso, de acordo com o filósofo Paulo Freire “se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda”, assim, fica evidente que a ética, responsável pelo comportamento em sociedade do indivíduo, é também oriunda das escolas. Nesse viés, enquanto o sistema educacional for falho, o Brasil continuará sujeito a casos de abusos de autoridade proveniente da sua má formação educacional. (Discussões pertinentes, no entanto precisam ser delimitadas e mais exploradas)
   

(Boa estratégia coesiva) Ademais, a vigilância precária em órgãos governamentais é responsável pela reincidência de casos de abuso de poder. Para o filósofo Thomas Hobbes, a única função do Estado é manter a paz entre os cidadãos e, para que isso ocorra, é necessário que o governo fiscalize os agentes públicos, visto que um espaço com carência ou ausente de fiscalização é mais oportuno para o descumprimento da lei n° 13.869, que classifica o abuso de autoridade cometido por agente público como crime. Diante do exposto, enquanto o governo federal não agir com eficiência, o papel do Estado na visão de Hobbes não será estabelecido de maneira eficaz. (Argumentação expositiva)
  

(Boa estratégia coesiva) Entende-se, portanto, a necessidade de combater o abuso de poder no Brasil. Para tanto o Estado (Boa. Apresenta o agente), através do Ministério da Educação -responsável pelo Sistema Educacional Brasileiro- (Boa. Faz o detalhamento do agente) estimule a ética do cidadão por meio de aulas semanais de filosofia e sociologia, onde  (Reveja pronomes relativos) os professores devem promover debates acerca dos princípios morais a serem seguidos em sociedade (Vírgula) a fim de formar indivíduos honestos e justos. Além disso, o Ministério Público deve investir na fiscalização pública com o propósito de tornar a vigilância acerca de órgãos públicos mais rígida. Assim, a ideia discutida por Platão em sua obra “A república” poderá ser futuramente concretizada no Brasil. (Excelente. Apresentou a proposta de intervenção)

Comentários do corretor


Ótima produção textual. No entanto, sugiro que explore mais os argumentos ao longo do desenvolvimento. No mais, mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 150 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     850


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200