De acordo com o Art.1° (Vírgula) da lei N°13.869 de 5 de setembro de 2019, não é permitido que órgãos como agentes públicos, (Sem vírgula) abusem do poder que lhes tenham sido atribuídos no exercício de suas funções ou a pretexto de exercê-las, a fim se satisfazer suas vontades sejam elas particulares ou não. Contudo, o abuso de autoridade no Brasil continua a se fazer presente. (Melhore a contextualização do tema e formule a tese)
(Boa estratégia coesiva) Em primeiro lugar, é importante destacar que, devido ao crescimento constante da violência no Brasil, profissionais responsáveis pela segurança se veem a mercer à merce de tal violência (Melhore a apresentação dessa discussão). Nessa perspectiva, esses profissionais acabam muitas vezes abusando das autoridades que lhes são atribuídas, a fim de impor a regra no país, e esse ato só os prendem em um círculo vicioso que nunca terá fim. (Argumentação limitada)
(Boa estratégia coesiva) Além disso, outro fator que contribui para o abuso de autoridade é a soberania presente na mentalidade de quem está em posse de um cargo de mais poder (Melhore a contextualização dessa ideia), humilhar ou diminuir quem está a exercer suas funções de forma mediana. (Argumentação limitada)
(Boa estratégia coesiva) Depreende-se portanto que uma medida seja tomada para mitigar esse impasse (Melhore a construção de sentido). O governo (Boa. Apresenta o agente), diante de todos os fatos apresentados, devem por meio de seus representantes, (Sem vírgula) criar leis mais rígidas à seus infratores, com a finalidade de fazê-las serem cumpridas. Espera-se (Vírgula) com isso, que esse problema seja de uma vez por todas extinto. (A proposta está incompleta. Reestruture)
Comentários do corretor
As discussões precisam ser delimitadas e mais exploradas ao longo do desenvolvimento, evitando um recorte limitado do tema. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 150 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 150 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 150 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 650 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |