No período de 1964 a 1985 o Brasil viveu uma ditadura militar com recorrentes episódios de repressão,tortura e desrespeito de direitos constitucionais, atualmente vivemos em um Estado Democrático de Direito, entretanto ainda temos situações de abuso de poder, que ocorre tanto pelo excesso de poder como na ditadura, quanto pela falta de preparação do indivíduo para assumir o cargo, e a sobreposição de interesses próprios aos públicos. (Melhore o encadeamento das discussões. Formule a tese com mais clareza)
(Melhore a coesão entre os parágrafos) É de suma importância que fique claro que toda autoridade tem seu poder definido e limitado para o exercício de suas funções, no entanto há pessoas despreparadas que ocupam esses cargos e excedem suas atribuições, um exemplo disso são as abordagens policiais com o uso desnecessário de violência (Vírgula) indo contra o próprio regulamento da polícia, ultrapassando os limites colocados para sua atuação. (Argumentação limitada)
(Boa estratégia coesiva) Outra situação é a utilização do cargo para obtenção de vantagens pessoais (Melhore a apresentação dessas discussões), sobrepondo interesses particulares ao bem comum, como no caso de desvio de dinheiro público e outras formas de corrupção. (Argumentação limitada)
(Boa estratégia coesiva) Portanto levando em conta que um dos fatores que contribuem para esse problema é a má administração desse poder, uma solução eficaz seria uma melhor preparação desses funcionários que ocupam cargo público por parte do Governo, para que esses profissionais possam exercer essas funções com temperança. Além disso é necessário uma maior transparência dos órgãos públicos e uma campanha de conscientização para que as pessoas possam acompanhar melhor o funcionamento dessas instituições, visando sempre o bem de toda a sociedade. (Não apresenta a proposta de intervenção propriamente dita. Reestruture)
Comentários do corretor
As discussões precisam ser delimitadas e mais exploradas de acordo com a estrutura do texto. Evite um recorte superficial do tema. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 150 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 150 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 150 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 100 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 650 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |