Abuso de autoridades no Brasil - Banco de redações


Abuso de autoridade no Brasil

Enviada em: 02/09/2020

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

A Constituição brasileira de 1988 garante os direitos básicos e inalienáveis à população, por isso ficou conhecida como Constituição Cidadã. Entretanto, ao analisar o abuso de autoridade no Brasil, percebe-se que, na realidade brasileira, os ideais da Carta Magna não são cumpridos, e procura-se entender como a omissão governamental e o individualismo corroboram para potencializar o problema. (Boa. Apresentou a tese e contextualizou o tema)

(Boa estratégia coesiva) Sob esse viés, é lícito postular a omissão governamental como impulsionadora desse revés. Nesse contexto, percebe-se que o Estado não tem leis que punam adequadamente pessoas que utilizam de sua autoridade para menosprezar outros com menor poder aquisitivo (Melhore a apresentação dessa discussão). Dessa forma, será cada vez mais comum enxergar cenas de abuso de autoridade. (Argumentação limitada)

(Boa estratégia coesiva) Ademais, outro fator a ser salientado é o individualismo. Sob esse aspecto, é possível afirmar que muitas das vezes autoridades se acham superiores aos outros por causa de seu status de poder e acaba havendo humilhação. Como foi o caso de desembargador Eduardo Almeida Prado Rocha de Siqueira que foi flagrado em julho destratando um guarda civil e o chamando de analfabeto. Consequentemente, várias pessoas serão destratadas e humilhadas. (Argumentação expositiva. Reestruture)

(Boa estratégia coesiva) Logo, constata-se que o abuso de autoridade é um tema relevante e que carece de soluções. Portanto, o Governo Federal, como instância máxima da administração executiva, (Boa. Apresenta e faz o detalhamento do agente) deve criar leis mais severas que punam o abuso de autoridade, por meio de parceria com o Ministério de Segurança Pública, a fim de evitar que essa cena seja comum nos dias de hoje. Tal medida visa combater o impasse de forma precisa e democrática. (A proposta não está completa)

Comentários do corretor


As discussões precisam ser mais exploradas ao longo do desenvolvimento, evitando um recorte limitado do tema. No mais, mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 150 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     700


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200