Com certeza muita gente já ouviu em algum lugar a expressão: “jeitinho brasileiro”, na qual significa obter um favor, sem precisar participar de um processo burocrático ou concluí-lo com mais rapidez, isentar-se de uma multa, protelar alguma dívida, desconto em um pagamento entre tantos outros. Majoritariamente, esse tal “jeitinho brasileiro” ocorre nos serviços dos setores públicos, quando se conhece algum funcionário ou porta-se direto a alguma figura de autoridade. (Melhore a contextualização do tema e formule a tese)
(Melhore a coesão entre os parágrafos) Recorrente há a esses acontecimentos, alguns processos são deixados para resolução posterior, no qual implica na demora de prazo, isenção de taxas, afetando diretamente a população, na qual é a única beneficiária, tanto na solicitação específica de algo ou pela melhoria de condições na qual esta taxa poderia custear. (Reveja como as discussões se relacionam com o tema. Melhore a apresentação da argumentação)
(Melhore a coesão entre os parágrafos) Outrora, cria-se uma cultura, (Sem vírgula) de que, (Sem vírgula) se não portar diretamente com um representante de poder desse processo, (Sem vírgula) pode demorar muito para ser concluído. Esse fato é realmente verdadeiro, pois sempre que há um “jeitinho brasileiro”, a demanda tende a parar e ser protelado, indicando abertamente abuso de autoridade, pois há um benefício particular, por seja lá qual for o motivo. (Reveja as discussões. Delimite e explore os argumentos)
(Boa estratégia coesiva) Para tanto, uma solução a esses entraves, (Sem vírgula) seria a criação de leis mais rígidas e fiscalização mais severa, onde (Reveja pronomes relativos) permitam abertura de processos administrativos, apurando se houve ou não abuso de autoridade, o afastamento imediatamente do cargo, tratamento como um civil no qual seja custeado com um auxilio-salário definido por um juiz até a conclusão do processo. Caso não seja constatado abuso de autoridade, o mesmo retorna a suas atividades, bem com o salario original, caso seja constatado a irregularidade, o mesmo será exonerado ou demitido. (Não apresenta a proposta de intervenção propriamente dita)
Comentários do corretor
As discussões precisam ser delimitadas e exploradas de acordo com o tema e a estrutura do texto. Evite uma abordagem limitada. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 150 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 50 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 500 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |