O advento da internet provocou uma transformação no modo como circulam informações. Nesse ambiente os influenciadores digitais passam a exercer importância fundamental na formação de hábitos de consumo, com o uso extremo do poder de convencimento e influência. (Reestruture as discussões iniciais. Apresente a tese)
(Boa estratégia coesiva) Em primeiro lugar, os influenciadores praticam ações focadas em um determinado público exercendo (Evite o gerundismo) uma comunicação direta e acessível, gerando (Evite o gerundismo) conexão com os seguidores através dos mais diversos nichos. Dessa maneira os influenciadores criam e moldam padrões de comportamento. (Ideias fragmentadas) Uma vez que sejam adotados como referência passam a disseminar sua marca. Portanto um influencer não apenas faz propaganda (Vírgula) mas também ensina a usar seu produto e indica para seus seguidores. (Abordagem superficial)
(Boa estratégia coesiva) Dessa forma as redes sociais constituem um campo fecundo para negócios. Segundo pesquisas (Cite-as), 65% das marcas já utilizaram parcerias para promover seus produtos. (Melhore a construção de sentido) Além do que o marketing de influência fica no terceiro lugar de índice propulsor de vendas na internet (31%). Tendo em vista que o influenciador participa desse mercado e que o art. 7º do Código do Consumidor, afirma-se que havendo mais de um responsável (Melhore a construção de sentido) pela causação do dano, todos responderão solidariamente pela reparação prevista nas normas de consumo. (As discussões precisam ser mais articuladas. Abordagem superficial)
(Boa estratégia coesiva) Desse modo deve-se atribuir aos influenciadores responsabilidade de reparação frente aos consumidores, em razão da indicação de produtos e serviços que de algum modo causem danos a seus seguidores. (Não apresenta a tese)
Comentários do corretor
As discussões são pertinentes ao tema, no entanto senti falta de um projeto de texto que pudesse garantir a progressão de ideias. Apresente a tese, os argumentos e a proposta de intervenção com mais clareza. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 150 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 150 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 20 | Nível 1 - Apresenta proposta de intervenção vaga, precária ou relacionada apenas ao assunto. |
NOTA FINAL: 520 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |