Na série antológica "Black mirror" o episódio intitulado "Rachel,Jack e Ashley O", (Sem vírgula) aborda o tema da manipulação tecnológica na qual uma boneca é criada para persuadir as pessoas a fazerem o que ela diz.Fora das telas isso é uma realidade atualmente, pois existem os influenciadores digitais que manipulam as pessoas que os seguem, além de viverem uma vida de aparências. (Apresente a tese com mais clareza)
(Boa estratégia coesiva) Primordialmente, a manipulação dos influenciadores em relação aos outros indivíduos precisa ser conquistada, (Sem vírgula) para gerar confiança e manipulá-los mais facilmente a comprarem das marcas que estão divulgando (Evite o gerundismo). Além disso, a necessidade de se tornar exemplo para os seguidores provoca a perda da própria identidade pessoal. (Abordagem superficial)
O livro "A sociedade do espetáculo" (Vírgula) de Gry Debord (Vírgula) discute a teoria de que todas as pessoas vivem em uma performance constante e sempre aparentam a perfeição. Na época atual essa teoria é visível pois os influenciadores digitais constroem uma outra vida nas redes sociais,vivendo (Evite o gerundismo) de aparências e sendo denominados perfeitos. (Abordagem superficial)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, é preciso medidas para resolver o impasse.Para que haja melhora na convivência nas redes sociais tanto para os influenciadores digitais quanto para os seguidores, (Sem vírgula) urge que o Ministério da Ciência e Comunicação (Boa. Apresenta o agente) faça uma campanha de conscientização por meio das redes sociais, (Sem vírgula) com o intuito de os indivíduos não serem influenciados . Espera-se (Vírgula) assim, uma redução da performance mencionada na teoria da "sociedade do espetáculo". (Reestruture e apresente a proposta de intervenção com mais clareza)
Comentários do corretor
As discussões são pertinentes, mas precisam ser mais articuladas. Apresente a tese, os argumentos e a proposta de intervenção com mais clareza. Elabore um projeto de texto para melhorar a progressão de ideias. Não deixe de exercitar a sua escrita
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 150 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 150 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 100 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 600 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |