Analfabetismo funcional no brasil - Banco de redações


Analfabetismo funcional no Brasil: por que esse problema ainda persiste?

Enviada em: 21/03/2020

Status:

Corrigida
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Segundo o filósofo Séneca:´´a educação exige os maiores cuidados, porque influi sobre toda a vida´´. Ánalogo Análago à isso,no cenário brasileiro os frutos desses cuidados relacionam-se ao analfabetismo funcional, problema ainda persistente na sociedade. Notadamente (Reveja a seleção lexical),o pouco investimento na capacitação profissional dos educadores juntamente com a ineficiente efetivação do direito à educação assegurada pela Constituição de 1988; (Vírgula) sendo dever do Estado e da família promovê-la, corroboram para essa problemática (Evite períodos longos) .Assim, faz-se imprescindível o debate acerca do exposto, bem como medidas que atenuem essa conjuntura.  (Desenvolva as discussões iniciais com mais clareza)

(Boa estratégia coesiva) A priori, é indubitável que o âmago da persistência do analfabetismo funcional deve-se ao um ciclo vicioso de alunos com baixíssimo nível de leitura sendo formados nas universidades para serem professores, o que torna o problema ainda mais grave (Argumentação baseada no achismo. Reformule essa ideia). (Idieas fragmentadas) Haja vista que, segundo o filósofo Kant, ´´o homem é aquilo que a educação faz dele, logo a ínfima criticidade da informação sobre a interpretação de textos literários e cálculos matemáticos, além de erros ortográficos dos professores incide nos alunos essa perspectiva, deturpando sua visão de mundo e seus significados. (Problemas na construção de sentido) Consequentemente, essas pessoas torna-se-ão expectadores passivos da sua própria realidade,portanto,é necessária a dissolução desse quadro urgentemente.

(Boa estratégia coesiva) Em segundo plano, a Constituição Federal de 1988 assegura o direito à educação de todos os cidadãos.Entretanto, apesar de o Estado promover projetos de alfabetização para jovens e adultos, como o EJA , a educação não é devidamente priorizada (Achismo) pelo poder público em evidência a ausência de merenda nas escolas, de professores e infelizmente instituições de ensino com infraestrutura precária (Reveja como essa discussão se relaciona com o tema).E isso não pode persistir (Vírgula) pois consoante ao economista Arthur Lewis (Em caso de citação, use aspas) a educação nunca foi despesa, sempre foi um investimento com retorno garantido. Concomitantemente, o analfabetismo é resultado desse investimento.  (As discussões precisam ser reestruturadas e articuladas para melhorar a progressão de sentido)

Em suma, para que haja a atenuação do analfabetismo no Brasil, (Sem vírgula) é fulcral que o Poder Executivo, por meio de verbas governamentais, crie projetos de formação continuada de professores, com oficinas e treinamentos de longa duração (Vírgula) com o fito de melhorar o processo-aprendizagem nas escolas (Essa proposta precisa ser reestruturada e mais detalhada).Outrossim, é importante também que o Poder Público direcione capital para as instituições de ensino no país,para que com o essencial-merenda,, (Reveja a dupla pontuação) infraestrutura e educadores- os estudantes permaneçam nas escolas e a alfabetização, de fato (Vírgula) ocorra na nação.

Comentários do corretor


As discussões precisam ser reestruturadas, pois a abordagem do tema está superficial. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     600


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200