Analfabetismo funcional no Brasil: por que esse problema ainda persiste?


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O analfabetismo funcional consiste na incapacidade que um indivíduo apresenta para interpretar textos considerados simples. Essa incapacidade ocasiona, portanto, uma reflexão para o contexto contemporâneo, fazendo pensar sobre o que vem dando errado ao longo da formação do indivíduo (embora o número de analfabetos tenha reduzido), além do reflexo que esse problema projeta na sociedade, como a desigualdade social, por exemplo. Tendo isso em vista, a proposta do Banco de Redações do mês de março é que você desenvolva um texto sobre o seguinte tema: Analfabetismo funcional no Brasil: por que esse problema ainda persiste?

Para realizar a proposta, você deverá construir um texto dissertativo-argumentativo respondendo ao questionamento da proposta, demonstrar domínio da norma culta da língua, mobilizar diversas áreas do conhecimento, ou seja, seu conhecimento de mundo para desenvolver o tema, respeitando a estrutura do texto dissertativo-argumentativo.

Além disso, você deve levar em consideração os textos apresentados na coletânea, levantar os principais argumentos, dados e exemplos e realizar uma análise crítica, deixando claro seu posicionamento diante do tema na conclusão do texto. Apresente uma proposta de intervenção que respeite os direitos humanos.

Saiba como fazer uma boa dissertação e conheça também as características deste gênero textual?.

ATENÇÃO: as redações serão corrigidas de acordo com os critérios do ENEM, seguindo seu método de análise e pontuação, assim como suas regras. 

Atenção aos motivos que podem zerar sua redação:
1) Fuga total ao tema;
2) Não obediência à estrutura dissertativo-argumentativa;
3) Texto com até 7 linhas;
4) Impropérios, desenhos e outras formas propositais de anulação ou parte do texto deliberadamente desconectada do tema proposto;
5) Redação em branco;
6) Cópia do texto motivador.

Cronograma para envio de redações:
1º período: 2 a 9 de março
2º período: 11 a 18 de março
3º período: 20 a 28 de março

Evite enviar a redação pelo celular. A estrutura do texto pode ficar comprometida e o corretor ortográfico do celular pode trocar as palavras.

As correções estarão disponíveis a partir do dia 1 de abril.

Enviou seu texto em fevereiro de 2020? Acesse aqui a correção.

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Como fazer uma boa redação

Redações corrigidas

Título Nota
- 500
A alfabetização e participação escolar 400
A carência de uma educação eficaz 650
A educação como meio de mudança 400
A educação e seus caminhos contra o analfabetismo funcional no... 700
A educação na construção da sociedade ideal 400
A educação no Brasil 250
A importância da motivação 270
A Leitura desatenta 500
A luta pela educação prevalece 500
a mente preguiçosa 300
A necessidade de uma restruturação na educação brasileira 600
A quarenta horas da Alfabetização 650
A realidade pode ser outra. 400
Alfabetização brasileira uma questão de emancipação 450
Alfabetização: o primeiro pilar da sociedade 600
Alta taxa de analfabetismo funcional 450
ANALFABETIMOS FUNCIONAL NO BRASIL 400
analfabetismo 190
Analfabetismo 190
Analfabetismo 500
Analfabetismo É uma probema 190
Analfabetismo : A importância de uma caneta na mão. 450
Analfabetismo ainda um problema no Brasil ? 240
ANALFABETISMO E SOCIEDADE 350
Analfabetismo funcional 400
Analfabetismo Funcional 500
Analfabetismo Funcional 600
Analfabetismo Funcional e a Crença de Incapacidade 450
Analfabetismo funcional e seus perigos na era da informação. 650
Analfabetismo funcional e sua relação com o governo. 600
Analfabetismo funcional mais uma variante do contexto educacional 700
Analfabetismo funcional no Brasil 550
Analfabetismo funcional no Brasil 450
Analfabetismo Funcional no Brasil 400
Analfabetismo funcional no Brasil 400
Analfabetismo funcional no Brasil 600
Analfabetismo funcional no Brasil 650
Analfabetismo funcional no brasil 600
Analfabetismo funcional no Brasil tem solução. 550
Analfabetismo funcional no Brasil tem solução? 600
Analfabetismo funcional no Brasil: por que esse problema ainda... 350
Analfabetismo funcional no Brasil: por que esse problema ainda... 450
Analfabetismo funcional no Brasil: por que esse problema ainda... 500
Analfabetismo funcional no Brasil: por que esse problema ainda... 450
Analfabetismo funcional no Brasil: por que esse problema ainda... 700
Analfabetismo funcional no Brasil: por que esse problema ainda... 500
Analfabetismo funcional no Brasil: quem é o responsável? 450
Analfabetismo funcional no século 21 650
Analfabetismo funcional versus tecnologia versus marcado de trabalho 400
Analfabetismo funcional, um problema social 700
Analfabetismo funcional: A inércia do aprendizado 350
Analfabetismo Funcional: o resultado de um descaso total 400
Analfabetismo funcional: um mal no século XXI 650
Analfabetismo funcional: um problema 300
Analfabetismo funcional: um problema “empurrado com a barriga”. 650
Analfabetismo funcional: uma condição mutável 600
Analfabetismo no Brasil 350
Analfabetismo no Brasil 600
Analfabetismo no Brasil 550
Analfabetismo no Brasil 650
Analfabetismo no Brasil. 650
analfabetismo por conta do governo 350
Analfabetismo: um grave problema brasileiro 500
Analfabetismo: uma questão educacional 400
Analfabetos funcionais no Brasil 350
Cadeira Vazia 500
Caminhando forte e seguro do presente para o futuro 300
Combate ao Analfabetismo funcional no Brasi 450
Consequências do analfabetismo no Brasil 350
Conserta a base que o problema será resolvido 270
Da exclusão ao desinteresse 550
Democratização da educação é a solução 550
Desafios para o desenvolvimento econômico no Brasil contemporâneo 400
É essencial a alfabetização 500
Educação como forma de transformação do indivíduo 650
Educação debilitada, uma estrutura que persiste 400
Educação Funcional 270
Educação Inibida 350
Educação no Brasil, existe?! 240
escola é a solução 700
Estagnação educacional 650
Eva viu a uva 750
Integração pelo autodesenvolvimento 650
Inteligibilidade Paradoxal 600
investir na educação é investir no futuro 700
Juntos podemos fazer mais. 350
Leio e falo mas não entendo 350
Leitura Vazia 550
Li, mas não entendi 450
Luana Lovilna de Oliveira 450
Mastigando palavras 350
Modelo Educacional Brasileiro 600
No brasil alfabetização 350
O analfabetismo abre portas para a desigualdade 600
O analfabetismo como forma de controle social 600
O Analfabetismo e seu Problema 320
O analfabetismo funcional 600
O analfabetismo funcional e suas problemáticas 600
O analfabetismo funcional uma realidade no Brasil 600
O analfabetismo persistente 550
o analfabetismo pode ser resolvido 500
o comprometimento com a educação 220
O corpo não pode existir 320
O fortalecimento da educação brasileira 650
O mau persistente: analfabetismo funcional 650
O panorama que deve ser mudado: ANALFABETISMO 600
O por que do analfabetismo persistir 350
O problema do analfabetismo funcional no Brasil e suas consequências. 600
País escolarizado 550
Precariedade da educação 500
Problema evidente 400
Professor têm uma cadeira vazia 650
Sem o Professor nem tentem 300
Seu campo de visão com os do mundo 550
Sociedade dos leitores mortos 800
Um processo 350
Um vilão em nossa nação 600
Uma dura realidade 370
Usufruto do que lhe é exposto 600
´Massa de manobra` 320