O mau persistente: analfabetismo funcional - Banco de redações


Analfabetismo funcional no Brasil: por que esse problema ainda persiste?

Enviada em: 21/03/2020

Status:

Corrigida
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No que se refere ao analfabetismo funcional no Brasil, é importante afirmar que a falta de apoio escolar na formação adequada dessas pessoas (Especifique) acaba por agravar a situação em questão (Desenvolva essa discussão com mais clareza). Isso se evidencia não só pela ausência das instituições de ensino em dar uma importância maior na problemática vivenciada, mas também na precariedade que a política educacional brasileira enfrenta ao longo dos anos.

(Boa estratégia coesiva) Primeiramente observa-se que devido à omissão das instituições de ensino sobre o assunto narrado favorece para o agravamento do analfabetismo funcional (Reveja essa discussão). Isso pode ser explicado pelo fato de as instituições não se preocuparem tanto se o aluno efetivamente aprender o conteúdo (Argumento baseado no achismo). Com isso (Vírgula) as escolas, como as instituições privadas, acabam passando os alunos de ano (Reformule essa discussão). (Frases fragmentadas) Como consequências, (Sem vírgula) eles acabaram por encontrar dificuldades em interpretar textos considerados simples ou fazer cálculos básicos, como a soma ou a multiplicação (Compreensão da estrutura do texto precisa ser melhorada), devido à ausência das instruções que teve aos anos anteriores. (Abordagem superficial do tema proposto)

Outro fato que contribui para a falta de apoio escolar para a formação desses indivíduos é a precariedade que a política educacional enfrenta ao longo dos anos (Discussão superficial). Com efeito, a metodologia de ensino empregada (Especifique) no Brasil precisa ser revisada com a finalidade de melhorar a compreensão (Discussão muito ampla) dos alunos. (Frases fragmentadas) Como (Vírgula) por exemplo (Vírgula) a realização de questionamentos em sala de aula e não apenas a aplicação de provas com o objetivo de medir o conhecimento do aluno, mas para que esse venha compreender o assunto tratado por tal consequência os alunos acabam por gerar dificuldades de aprendizado devido à metodologia de ensino utilizada. (Problemas na construção de ideias. Reveja coesão e coerência)

(Boa estratégia de retomada de discussões) Portanto, faz-se necessária a conscientização a respeito da problemática em questão. Sendo assim, o Ministério da Educação deve criar políticas públicas (Especifique) que incentivem a prática da leitura. Para isso o governo deve aumentar a frequência (Especifique) da leitura no cotidiano das pessoas (Vírgula) buscando (Evite o gerundismo) melhorar os hábitos da leitura, passando (Evite o gerundismo) a compreender melhor os textos lidos. Assim o contexto vivenciado será, aos poucos, minimizado. 

Comentários do corretor


Apresente dados e fatos para enriquecer a sua produção textual e validar o seu ponto de vista. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     650


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200