Integração pelo autodesenvolvimento - Banco de redações


Analfabetismo funcional no Brasil: por que esse problema ainda persiste?

Enviada em: 21/03/2020

Status:

Corrigida
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A série “Anne com “E”” apresenta o personagem Jerry, que possui dificuldades em integrar-se com outros jovens pela sua incapacidade em compreender textos simples, mesmo tendo conhecimentos de idiomas como o inglês e o francês. Traçando (Evite gerundismo) um paralelo desta situação às definições modernas aplicadas à realidade brasileira, Jerry seria caracterizado como um analfabeto funcional (Desenvolva essa discussão com mais clareza). (Reveja o elemento coesivo) Ora, mediante as problemáticas sociais geradas por esta condição, (Sem vírgula) é um dever dos diversos estratos sociais intervir, pela educação básica, na realidade dos indivíduos afetados.

Neste sentido, tem-se na perspectiva trabalhista o estímulo ao conhecimento técnico sem a aplicação efetiva do saber. Este tema foi abordado pelo sociólogo Harry Braverman, uma vez que ele inferiu que a qualificação técnica proposta por muitas empresas relaciona-se apenas ao operacionamento básico de máquinas, fazendo (Evite o gerundismo) com que o trabalhador não tenha estímulos em aplicar ou mesmo aprimorar seus conhecimentos, estimulando (Evite o gerundismo) o analfabetismo funcional. (Apresente dados e fatos para evidenciar o seu ponto de vista. Articule mais as discussões para evitar um recorte superficial do tema proposto)

(Boa estratégia coesiva)Ademais, tem-se a perspectiva das redes sociais, local por meio em que (Ficou estranho. Reestruture), conforme dados expostos pela revista BBC, muitas pessoas com dificuldades interpretativas podem buscar por comunicação e notícias. Contudo, as informações indicadas por esta mesma revista indicam que estas pessoas tornam-se mais suscetíveis às “fake news”, facilmente criadas por perfis não verificados, auxiliando (Evite o gerundismo) a propagá-las pela sua incapacidade de análise textual crítica. (Discussões pertinentes, no entanto as ideias precisam estar mais relacionadas)

(Boa estratégia coesiva) Portanto, frente ao perfil dos analfabetos funcionais brasileiros, (Sem vírgula) convém convêm, às as Secretarias Municipais de Educação, estimular programas locais de educação e viabilização online da leitura nos laboratórios de informática municipais dentro das redes sociais (Esse elemento da proposta precisa ser reestruturado). Estes sistemas podem utilizar metodologias ativas e em grupo de ensino, como os “Problem Based Learning (PBLs)”, em que, por meio de tutores que elencam problemas, os indivíduos precisam buscar, em conjunto, suas próprias respostas, (Sem vírgula) que serão avaliadas pelos tutores, por meio de uma busca direcionada por textos, estimulando (Evite o gerundismo) o autodesenvolvimento em língua portuguesa, a leitura e a integração social. (Os quatro elementos da proposta de intervenção precisam ser desenvolvidos com mais clareza)

Comentários do corretor


Embora as discussões sejam pertinentes, as ideias precisam ser reestruturadas e mais articuladas. Reveja coesão e coerência para melhorar a construção de sentido. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     650


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200