Analfabetismo no Brasil - Banco de redações


Analfabetismo funcional no Brasil: por que esse problema ainda persiste?

Enviada em: 21/03/2020

Status:

Corrigida
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A Declaração Universal dos Direitos Humanos, proclamada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1948, afirma que todo ser humano deve ter direito à instrução. No entanto, isso não ocorre de forma plena, (Sem vírgula) por ter analfabetos funcionais (O tema precisa ser desenvolvido com mais clareza) no Brasil, por causa de fatores como a exclusão social e a falta de políticas públicas.

(Boa estratégia coesiva) Dessa forma, ressalta-se que uma pessoa que apenas sabe ler e escrever textos e frases simples é considerado analfabeto funcional. Nesse sentido, a exclusão social é um obstáculo, pois analfabetos funcionais possuem dificuldade de arrumar um bom emprego (Argumento baseado no achismo), então esses indivíduos são mais propensos a entrar no mundo do crime e das drogas. Essa situação é preocupante, por somente 8% da população ser plenamente alfabetizada, segundo dados do Indicador de Analfabetismo Funcional (INAF). (Melhore a progressão de ideias)

(Boa estratégia coesiva) Outro fator relevante, (Sem vírgula) é a falta de políticas públicas, visto que, (Sem vírgula) o sistema educacional brasileiro ainda segue o modelo prussiano criado no século XVIII (Essa discussão precisa ser mais desenvolvida ao longo do texto) que ensina um método obsoleto e repetitivo de aprendizagem com falhas na alfabetização (Discussão desenvolvida de modo superficial). Assim, de acordo com o educador Paulo Freire,¨Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda¨.

(Boa estratégia coesiva) Portanto, com objetivo de não haver mais analfabetismo funcional no Brasil. (Frases fragmentadas) É preciso que o governo através  (Vírgula) por meio do Ministério da Educação, invista em feiras literárias gratuitas, projetos educativos, oficinas de escrita e também na educação de jovens e adultos (EJA) (Reveja a efetividade dessa proposta, pois precisa ser mais detalhada0, por meio de parcerias com editoras e livrarias. (Construções fragmentadas) Para assim poder formar cidadãos com senso crítico e com interesse pela leitura. (A proposta de intervenção precisa ser desenvolvida de modo mais detalhado)

Comentários do corretor


As discussões foram desenvolvidas de modo superficial. Logo, melhore a coesão e coerência. Além disso, apresente fatos e dados que possam enriquecer a sua estratégia argumentativa. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 150 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     650


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200