A reflexão acerca do analfabetismo funcional no Brasil é assunto relevante para ser discutido no cenário atual (Reelabore a ideia desse período). Levando-se em consideração esse contexto (Especifique), algumas observações podem ser realizadas no que tange às medidas a serem tomadas para que ocorra a diminuição no índice do qual reflete a educação no país. (Desenvolva a tese e as discussões iniciais com clareza)
(Boa estratégia coesiva) Inicialmente, é importante destacar que os números do analfabetismo brasileiro sofreram uma queda percentual nos últimos anos, conforme dados disponibilizados (Apresente os dados) pelo portal governamental do Ministério da Educação (MEC), todavia é necessária uma redução significativa desses dados (Especifique o porquê). Medidas conjuntas entre governo federal e governos estaduais são de grande valia para aprimoramento desse processo. Cabe destacar que a maior parcela que compõe essa estatística é da população menos abastada, devido a problemas como (Vírgula) por exemplo (Vírgula) a falta de incentivo ao estudo, e, por muitas vezes de o jovem ter que trabalhar para ajudar no sustento de sua família. (Recorte superficial do tema proposta. Melhore a coesão entre as ideias apresentadas ao longo desse parágrafo)
O problema do analfabetismo ainda persiste no país, pois não é só uma questão de oferta de ensino por parte do Estado, mas também de encontrar formas de a escola atrair os adolescentes, especialmente para o oferecimento de cursos técnicos que venham a prepará-los para o mercado de trabalho (Essa discussão precisa ser reestruturada), de modo a ampliar as perspectivas profissionais desses jovens (Reveja como essa discussão se adequa ao tema proposto). Ademais, providências como oferecimento de dispositivos tecnológicos na aprendizagem, boa alimentação e transporte gratuito no período escolar são medidas que visam a fortalecer a implementação de políticas educacionais ao processo de alfabetização. (Reestruture as discussões apresentadas nesse parágrafo)
A partir das observações realizadas, entende-se, então, que o analfabetismo pode vir a ser reduzido gradativamente com a implementação de tais medidas. Por conseguinte, a sociedade justa é aquela que defende a dignidade da pessoa humana e a prosperidade de seus cidadãos para a formação de uma nação desenvolvida. (Os elementos da proposta de intervenção abordados ao longo do texto precisam ser mais desenvolvidos)
Comentários do corretor
As discussões foram elaboradas de modo superficial. Desse forma, apresente dados e fatos que possam enriquecer a argumentação proposta. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 150 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 150 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 150 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 650 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |