Analfabetismo Funcional - Banco de redações


Analfabetismo funcional no Brasil: por que esse problema ainda persiste?

Enviada em: 21/03/2020

Status:

Corrigida
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O analfabetismo funcional é um problema real e que precisa ser levado à sério no Brasil. Em pesquisa recente realizada pelo instituto Pró-Livro, 50% dos entrevistados declararam que não leem livros por não conseguirem compreender. O país tem o poder-dever de acolher e contribuir de maneira eficaz para a boa formação de crianças e jovens nas escolas. (As discussões iniciais precisam ser reelaboradas e desenvolvidas com mais clareza)

Apesar das estatísticas do Instituto supracitado apontarem uma diminuição no número de analfabetos funcionais, os dados permanecem preocupantes (Evite marcas de subjetividade). Acredita-se que no Brasil o analfabetismo funcional atinja apenas pessoas de baixa renda ou àqueles que estão no ensino inicial e médio (Especifique), porém há muitos alunos do ensino superior que apresentam dificuldades reais para interpretar um texto simples ou realizar uma operação matemática mais elaborada (Discussão baseada em achismo. Apresente dados que possam comprovar essa discussão). O ensino inicial é a chave para uma boa formação: se essa etapa continuar sendo negligenciada no Brasil, não há muita garantia de que esse quadro se altere no ensino médio e superior (Melhore a progressão de ideias). A má gestão dos recursos que são destinados à educação é o grande causador do analfabetismo funcional (Achismo), uma vez que o dinheiro não chega ao seu destino (Vírgula) e com isso ambientes acadêmicos acabam ficando sucateados, professores e alunos desmotivados e falta de material atualizado. (Elabore as discussões apresentando dados e fatos. Além disso, apresente a sua reflexão acerca do tema proposto, pois é fundamental para marcar o seu ponto de vista)

(Apresente elementos coesivos para melhorar a relação de ideias entre os parágrafos) Países desenvolvidos tratam a educação como prioridade e isso que é necessário mudar no Brasil. Precisamos  (Evite ideia de primeira pessoa) eleger políticos que estejam engajados a fazerem a diferença. No momento é necessário atuar nos desvios dos recursos que são destinados, cada cidadão tem o dever de fiscalizar e levar ao Ministério Público as irregularidades que tenha conhecimento, cobrar a transparência que nos é garantida pela Constituição Federal (De que modo isso pode ser executado? Aqui há apenas um esboço de proposta). Investir em novos métodos de ensino tal como uma avaliação mensal do aluno baseada em um livro que o mesmo (Use quando houver ideia de igualdade) teria que ler, pois conforme explicitado anteriormente, a leitura não faz parte dos costumes brasileiros e sem a leitura o intelecto não se exercita (Argumento baseado no achismo). Ensino básico de qualidade trará resultados mais positivos para o Brasil.

Comentários do corretor


As discussões precisam estar mais relacionadas, além da necessidade de se apresentar dados que possam evidenciar e garantir a efetividade da argumentação proposta no texto. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     600


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200