São considerados analfabetos funcionais pessoas que não conseguem compreender e interpretar textos simples. Essas mesmas pessoas conseguem fazer leitura de textos e reconhecer números, mas não conseguem entender o que estão lendo, de forma a prejudicar o desenvolvimento intelectual e profissional. (Desenvolva com mais clareza as discussões iniciais e a tese)
O analfabetismo funcional é muito comum nos dias de hoje, porém poucas pessoas reconhecem esse fato e encaram ele como um verdadeiro problema (Abordagem superficial do tema). Muitos estudantes do ensino superior são analfabetos funcionais (Discussão baseada no achismo), e na maioria dos casos eles não sabem da existência desse problema. (Apresente fatos e dados para enriquecer a sua argumentação)
(Melhore a coesão entre os parágrafos) A desigualdade social é um dos fatores que ajudam no analfabetismo funcional (Achismo. Apresente dados). Muitas vezes o estudante é de uma família mais humilde e acredita que a causa para ele não se desenvolver na escola seja a criação ou o modo de vida que ele tem (Reveja essa discussão), fazendo (Evite gerundismo no texto) com que ele se afaste da escola e vá direto trabalhar, de forma a ajudar no sustento da sua família. (Melhorar a compreensão do tipo textual)
A percepção dos pais em analisar se o filho tem esse problema é muito importante (Reveja essa ideia). Quando diagnosticado (Como assim?) cedo o tratamento acaba sendo mais eficaz, necessitando (Evite gerundismo no texto) de um trabalho em conjunto entre pais e professores, para poder dar todo o apoio e ajuda necessária para esse aluno (A proposta precisa ser elaborada com mais clareza, além da necessidade de respeitar o tema proposto). Outra forma de ajudar o analfabetismo funcional seria (Reveja o tempo verbal) se tivesse algum apoio no ensino superior, levando (Evite o gerundismo no texto) em consideração que muitas vezes a pessoa demora a descobrir que tem esse problema, além do assunto ser abordado com mais frequência nas mídias e redes sociais. (Apresente o agente, o meio, modo e beneficiário da proposta de intervenção, a qual precisa ser elaborada de acordo com o tema proposto)
Comentários do corretor
As discussões precisam ser mais exploradas por meio de apresentação de dados e fatos que ajudem na elaboração do texto. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 150 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 150 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 100 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 600 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |