Educação como forma de transformação do indivíduo - Banco de redações


Analfabetismo funcional no Brasil: por que esse problema ainda persiste?

Enviada em: 20/03/2020

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Em 2018, segundo o Indicador de analfabetismo funcional ( Inaf), 29% da população entre 15 e 64 anos era debilitada no quesito interpretação de texto e resolução de certas questões de matemática. Tal problemática é vista em todos as regiões do país, tornando-a, (Sem vírgula) um assunto de extrema importância. Nesse contexto, observa-se que o analfabetismo funcional no Brasil reflete um cenário desafiador. (Desenvolva, com clareza, as discussões iniciais e a tese)

(Boa estratégia coesiva) Em primeiro lugar, devemos (Evite ideia de primeira pessoa) nos atentar ao fator educacional. Mesmo com a evolução das redes de tecnologia, a forma de ensino continua muito parecida com a do século xix. Tal prática torna o processo de aprendizagem um tanto desatualizado, visto que o educando não se sente muito em contato, no cotidiano, com o assunto e método de ensino visto em sala de aula (Argumento baseado no achismo), gerando falta de interesse e motivação. Tal acontecimento influência  influencia na construção de indivíduos alheios a real importância do correto aprendizado. (Reestruture e articule as discussões)

(Boa estratégia coesiva) Em segundo lugar podemos  (Evite ideia de primeira pessoa) perceber que a questão social é um fator determinante nessa problemática, visto que um estudante oriundo de áreas periféricas terá menos incentivo educacional do que um morador da região central (Apresente um dado que evidencie isso). Fatores como violência, miséria e desigualdade social formam um cidadão que não acredita, realmente, que o ensino pode mudar sua realidade. (Discussão limitada)

Logo, medidas são necessárias para alterar esse cenário. Para que isso ocorra, o Ministério da Educação (Vírgula) juntamente com empresas privadas, devem desenvolver palestras nas escolas de ensino fundamental e médio, com a presença de especialistas no assunto (Proposta superficial). Tais palestras devem ser transmitidas nas redes sociais dos envolvidos, para que se atinja o máximo possível de pessoas. Nesses encontros (Vírgula) educandos e educadores deverão trocar conhecimentos e motivações (Vírgula) a fim afim de que o ensino seja um momento transformador na vida do indivíduo. (Reelabore os elementos da proposta de intervenção: agente, meio, modo e o beneficiário)

Comentários do corretor


As discussões precisam ser mais articuladas para melhorar o desenvolvimento da argumentação. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     650


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200