No filme “O poeta Analfabeto”, (Sem vírgula) narra à a história de Leonardo Bastião, um poeta analfabeto que mesmo não sabendo ler e escrever, ou até mesmo fazer cálculos elaborados, mostra para as pessoas que sua incapacidade funcional, (Sem vírgula) não infere o poeta a recitar. Fora da ficção, à a sociedade brasileira enfrenta diversos desafios, os quais estão intrínsecos na relação do analfabetismo funcional e absoluto no Brasil. Essa visão, embora concreta, corrobora com a ausência de meios socioculturais e entretenimento para os indivíduos analfabetos. Isso ocorre ora, (Sem vírgula) pela falta de eventos voltados para eles, ora pela inserção das esferas governamentais. (Desenvolva as discussões iniciais e a tese com clareza)
Em primeiro plano, é importante destacar que, (Sem vírgula) o analfabetismo no Brasil é causado por inúmeros fatores que alegam a importância de eventos voltados para a prática de um outro público-alvo, abandonando a viabilidade social e a necessidade dos analfabetos de desenvolverem domínio na escrita e na leitura. De maneira análoga, ainda convém lembrar que os direitos devem ser igualitários e não tornados em utensílio de arbitrariedade, assim dizia a máxima da Magna Carta brasileira de que, o indivíduo deve-se obter direitos e deveres igualitários, dede desde que deturpa à prática do respeito e da democratização. Nessa perspectiva, é notório que para acessar os eventos manuseados para analfabetos, (Sem vírgula) é preciso deixar de lado o aumento de recurso para quem já possui eventos hodiernos, e foque na necessidade de quem precisa ler e escrever, e até mesmo resolver cálculos elaborados. (Argumentação expositiva. Reelabore)
Por conseguinte, outro ponto relevante, nessa temática, é o investimento inacessível aos portadores do analfabetismo. Sob essa lógica, o imperativo categórico, de (Apresente o primeiro nome) Kant, preconiza que o indivíduo deve agir apenas segundo a máxima que gostaria de ver transformada em lei universal. Contudo, não é o que mostra o cenário brasileiro atual, pois, pesquisa realizada pela Inaf (Desenvolva a sigla), mostra que o analfabetismo funcional deve ser levado à sério, pois a dificuldade em diferentes campos da escrita e da leitura prejudica o desenvolvimento intelectual e profissional, limitando-se não só ao desconhecimento dos campos, mas a uma gama de dificuldades extraordinária. Nesse sentido, é válido postular como empecilho a consolidação de uma solução que custei a necessidade deles (Como assim?), promovendo debates que elevem o nível de informação da população, influência na consolidação do problema.
Por tanto Portanto, é mister que o Estado tome providências para amenizar o cenário atual. (Frases fragmentadas) Com a finalidade de obter ânsia com a população a respeito do problema, (Sem vírgula) urge que o Ministério da Educação (MEC), juntamente com o Congresso Nacional, criem verbas por meio de campanhas governamentais, e eventos propiciados para os analfabetos funcionais e/ou absolutos, melhorando a vida profissional do cidadão, pois, como contatou Leonardo Bastião, “O estudo é o motivo do sucesso”.
Autor: Aílson Ferreira
Comentários do corretor
Lembre-se que há um limite de 30 linhas para desenvolver as discussões. Além disso, embora o desenvolvimento esteja pertinente, as discussões precisam ser delimitadas e mais articuladas. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 150 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 150 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 150 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 100 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 650 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |