A educação no Brasil - Banco de redações


Analfabetismo funcional no Brasil: por que esse problema ainda persiste?

Enviada em: 20/03/2020

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Tudo é na base do automático, quando escrevemos  uma mensagem por exemplo no celular ou até mesmo pelo computador, o corretor logo indica que a palavra está incorreta, e em seguida corrigindo-a. Estamos acostumados a copiar e colar textos, a compartilhar mensagens, videos e áudios sem ao menos checar a veracidade das informações que lhe foi passado. Hoje, muitos dos que usam a internet ou a mídia social, têm analfabetismo funcional, onde só se sabem o básico como, ler e escrever e identificar números e rebeber trocos por exemplo e em outros casos não sabem escrever o próprio nome; Contudo, fica cada vez mais difícil ter um bom aprendizado e interpretação de textos e informações. Por isso o grande público alvo das ''fake news'' são os que não têm uma boa educação necessária para checar a fonte da informação se é verdadeira ou falsa. (Não compreende o tema proposto. Reelabore as discussões de acordo com a estrutura do texto e com o tema. Apresente a tese)

Alguns anos atrás, com a popularização das mídias sociais como : (Uso inadequado da pontuação) o whatsApp, facebook e o instagran, praticamente não se usam mais o serviço de sms da operadora e muitos dos que não sabem ler e escrever optam em mandar áudio pelo aplicativo porque para eles é muito mais prático e eficiente (Como essa discussão se relaciona com o tema?). E nas redes sociais, (Sem vírgula) compartilham ''gifs, videos memes'' porque acham legais e engraçados(Tema desenvolvido de modo tangencial) 

Engana-se que pensa que as pessoas de ensino superior não estão sujeitas a desenvolver o analfabetismo funcional, é claro que é uma porcentagem muito pequena, mas inclui-las também, pois de acordo com algumas pesquisas que já foram realizadas no Braisil, estamos sujeitas ao vício da conversa informal , principalmente quando convivemos com pessoas que não são alfabetizadas ou que tem algum tipo de gerundismo; as vezes a convivência frequente com essas pessoas pode nos tornar prisioneiro do nosso próprio vocabulário. Por isso é essencial a leitura e a escrita frequente, as duas devem sempre andar juntas pois a prática acaba levando a perfeição, não adianta ser ótima na leitura, e não dominar na escrita. (Discussões desenvolvidas com base no achismo e de modo tangencial)

(Não compreende a proposta. Reveja elementos coesivos) É lamentável saber que alguns dos espaços públicos como as bibliotecas e museus (Vírgula) por exemplo, já não são mais frequentadas como antigamente, com a praticidade de hoje em dia muitos optam por ler livros on-line e usar as ferramentas do Google para pesquisar trabalhos ou algo do seu interesse (Reveja essa discussão). ; (Uso inadequado da pontuação) Não se tem mais o trabalho de ir atrás da informação, ficando (Evite o gerundismo) horas e horas grifando (Evite o gerundismo) no livro as partes de mais importância e passando(Evite o gerundismo) para o papel, agora é questão de um simples click e em segundos a informação estará diante dos seus olhos (Reveja como essa discussão se relaciona com o tema). Porém é imprescindível checar a fonte da informação, (Sem vírgula) antes de sair compartilhando (Evite o gerundismo) notícias falsas, ou em algo que você acredita que seja verdadeiro (Reelabore, pois essa discussão não se relaciona com o tema). Infelizmente a educação no País ainda é muito pobre, e está bem longe de ser um dos melhores em educação. (Apresente a proposta de intervenção de acordo com o tema proposto. Desenvolva os quatro elementos da proposta de modo detalhado)

Comentários do corretor


As discussões não foram desenvolvidas de acordo com o tema e a estrutura do texto. Reformule as discussões, articule mais as ideias que são apresentadas ao longo do texto. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 50 Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 50 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 50 Nível 2 - Articula as partes do texto, de forma insuficiente, com muitas inadequações e apresenta repertório limitado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 0 Nível 0 - Não apresenta proposta de intervenção ou apresenta proposta não relacionada ao tema ou ao assunto.
NOTA FINAL:     250


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200