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Analfabetismo funcional no Brasil: por que esse problema ainda persiste?

Enviada em: 20/03/2020

Status:

Corrigida
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O analfabetismo funcional no Brasil tem diversas implicações na sociedade ao longo de sua história (Essa ideia precisa ser mais desenvolvida). Segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (Pnab) o analfabetismo caiu de 11,5% para 8,7%. Entretanto, na região norte e nordeste são onde (Reveja a seleção lexical) tem maior foco de analfabetos entre 15 a 19 anos. Nesse sentido, é necessário, (Sem vírgula) que haja um debate social acerca das causas do problema em questão e suas consequências. (Contextualize mais o tema)

Em primeiro lugar, é revelante ressaltar que nos dias de hoje grande parte é analfabeto, mesmo com ensino médio e superior (Reveja essa afirmação). Tais fatos apontam para falhas no sistema e com isso o indivíduo acaba desistindo (Evite o gerundismo) de estudar para não sofrer humilhação (Argumento baseado no achismo). Somando (Evite o gerundismo) a isso, muitos acham que quem tem condições inferior é analfabeto pelo motivo de não ter estudos em dias. (Abordagem superficial do tema proposto)

Em decorrência disso, mostra que o nosso sistema educacional é fraco, que não somos ensinados corretamente (Recorte superficial do tema). Assim, mostramos que devemos melhorar o ensino. Nessa direção, é fundamental que o Estado atue no sentido de amenizar o problema na educação e seus encadeamentos.

Portanto cabe ao poder público incentivar todos a terem estudos completos e ter palestras sobre esse assunto (Vírgula) e principalmente não deixar de lado a leitura. Somando (Evite o gerundismo), assim, o Brasil estará no caminho de se transformar em um país mais inteligente (Reveja essa discussão)Apresente os elementos da proposta de intervenção (agente, meio, objetivo e beneficiário) de modo detalhado. 

Comentários do corretor


Reelabore as discussões, pois o recorte do tema está superficial. Elabore um projeto de texto para melhorar a progressão de ideias. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 50 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     500


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200