Professor têm uma cadeira vazia - Banco de redações


Analfabetismo funcional no Brasil: por que esse problema ainda persiste?

Enviada em: 20/03/2020

Status:

Corrigida
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Em sua canção " Estudo Errado" o cantor brasileiro Gabriel, O Pensador, é retratada (Reelabore) uma sociedade fragilizada, na qual um corpo social padroniza-se pela ausência de inteligência e sabedoria. No entanto, esse conceitos, na realidade contemporânea, encontram- se longe da efetivação, uma vez que o analfabetismo funcional no Brasil apresenta caminhos, as  os quais concretizam a realidade da música de Gabriel. Dessa forma, cabe avaliar as causas que, por conseguinte, estão ligados a fatores governamentais e educacionais. (Reformule a tese, pois está pouco explicíta)

Em primeiro lugar (Boa estratégia coesiva), é indubitável dizer que a problemática deriva da baixa atuação dos setores do governo (Especifique quais são), por consequência da falta de políticaspúblicas  políticas públicas pra  para trazer acessibilidade as pessoas com analfabetismo funcional em regiões economicamente menos favorecidas. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatítica (Apresente a sigla), no nordeste concentra 52,7% do total de analfabetos do país. Segundo o filósofo e revolucionário socialista alemão Karl Marx, o Estado é apenas um comitê para gerir negócios à burguesia. Seguindo essa linha de raciocínio, é evidente que esse assunto é tratado como um assunto de segundo plano para i o Estado, visto que a população burguesa tem o poder econômico suficiente para frequentar escola com melhor qualidade de ensino. (Cuidado com o tangenciamento. Reestruture as discussões desse parágrafo de desenvolvimento)

Ademais (Bom uso dos elementos coesivos), a falta de utilização da internet de maneira didática é outro fator que contribuem para esse problema continuar e persistir (Redundância), sendo que podem ser usados para fins de educar. Conforme Immanuel Kant, o desenvolvimento humamno humano tem ligação direta com a educação que, por subsequente, é afetado quando não se tem a substituição eventualmente, da net de forma didática pelo ensino teórico e padrão (Problemas na construção de sentido). Dessa maneira, a implementação de sala de informática no âmbito escolar se faz necessário, de modo que a perpetuação desse quadro deletério corrompe diretamente os Direitos Humanos, que garante saúde, educação e bem-estar social desde 1948. (Reestruture as discussões)

Portanto,medidas são necessárias para resolver o impasse. O Congresso Naional deve desenvolver o programa "Minha biblipteca minha educação" onde  (Reveja pronomes relativos) seria refeito reformas em bibliotecas abandonadas e melhoria no ambiente e constuções em locais onde não tem (Insira e detalhe os meios para que essa proposta se torne possível). De maneira análoga, o Ministério da Educação (Apresente a sigla) deve implementar o uso da internet pelo professores juntos com os estudantes na sala de informática para dar uma nova teoria de buscar o conhecimento de tal disciplina (Reestruture e faça o detalhamento dessa possível proposta para resolver o problema). Desse modo, atenuar-se-á caminhos de promoção para a acessibilidade ao analfabetismo funcional. Sendo assim, ser´praticável mudar a situação do " Estudo Errado", a qual se referiu Gabriel, O Pensador.  (Problema no desenvolvimento dessa ideia. Reestruture)

Comentários do corretor


As discussões precisam ser delimitadas e articuladas de acordo com o tema proposto, de modo a evitar um possível tangenciamento. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     650


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200