Segundo Immanuel Kant, "o homem não é nada além daquilo que a educação faz dele". E (Vírgula) infelizmente (Vírgula) a educação brasileira se mostra falha na tentativa de erradicar o analfabetismo funcional, dando (Evite gerundismo) um sentido negativo à citação (Reestruture essa discussão. Abordagem superficial). A persistência desse nível de analfabetismo se deve a fatores educacionais e culturais (Especifique).
O sistema educacional brasileiro ainda tem muito a desenvolver (Apresente como essa discussão se enquadra no tema proposto), especialmente em se tratando sobre incentivo à leitura. Os alunos são ensinados a ler, e não a interpretar; aprendem a ler livros por obrigação, e não por diversão, tornando o processo de aprendizagem mais desgastante. (Argumentos do senso comum)
Ademais, através da perspectiva cultural, acreditam que são incapazes de absorver conhecimentos em geral (Discussão superficial). Até familiares reafirmam isso às vezes, ao dizer que, para ser capaz, é necessário nascer inteligente. (Evite esse tipo de construção)
Em síntese, para que a citação de Kant possua sentido positivo, precisa-se desenvolver a educação (Reformule essa ideia), adicionando (Evite gerundismo) mais aulas de interpretação de texto no currículo escolar (Vírgula) e até mesmo na faculdade, pois saber interpretar é essencial durante toda a vida. (Apresente os elementos da proposta de intervenção: agente, o que fazer, como fazer e objetivo)
Comentários do corretor
As discussões precisam ser reelaboradas e desenvolvidas de acordo com a estrutura do texto. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 50 | Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 100 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 450 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |