Analfabetismo Funcional e a Crença de Incapacidade - Banco de redações


Analfabetismo funcional no Brasil: por que esse problema ainda persiste?

Enviada em: 20/03/2020

Status:

Corrigida
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Segundo Immanuel Kant, "o homem não é nada além daquilo que a educação faz dele". E (Vírgula) infelizmente (Vírgula) a educação brasileira se mostra falha na tentativa de erradicar o analfabetismo funcional, dando (Evite gerundismo) um sentido negativo à citação (Reestruture essa discussão. Abordagem superficial). A persistência desse nível de analfabetismo se deve a fatores educacionais e culturais (Especifique).

O sistema educacional brasileiro ainda tem muito a desenvolver (Apresente como essa discussão se enquadra no tema proposto), especialmente em se tratando sobre incentivo à leitura. Os alunos são ensinados a ler, e não a interpretar; aprendem a ler livros por obrigação, e não por diversão, tornando o processo de aprendizagem mais desgastante. (Argumentos do senso comum)

Ademais, através da perspectiva cultural, acreditam que são incapazes de absorver conhecimentos em geral (Discussão superficial). Até familiares reafirmam isso às vezes, ao dizer que, para ser capaz, é necessário nascer inteligente. (Evite esse tipo de construção)

Em síntese, para que a citação de Kant possua sentido positivo, precisa-se desenvolver a educação (Reformule essa ideia), adicionando  (Evite gerundismo) mais aulas de interpretação de texto no currículo escolar (Vírgula) e até mesmo na faculdade, pois saber interpretar é essencial durante toda a vida. (Apresente os elementos da proposta de intervenção: agente, o que fazer, como fazer e objetivo)

Comentários do corretor


As discussões precisam ser reelaboradas e desenvolvidas de acordo com a estrutura do texto. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 50 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     450


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200