Precariedade da educação - Banco de redações


Analfabetismo funcional no Brasil: por que esse problema ainda persiste?

Enviada em: 20/03/2020

Status:

Corrigida
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Não há como negar que o analfabetismo funcional no Brasil é um tema reincidente (Reestruture essa discussão). O analfabetismo funcional mostra em grande clareza a retrocedencia  retrocedência e os resultados de uma educação precária que ainda se faz presente nos meios educacionais brasileiros. (Reestruture as discussões iniciais e formule a tese)

Em uma primeira análise, verifica-se que o assunto em questão atinge em grande maioria adultos e adolescentes (Argumentação superficial. Apresente dados), que apesar de apresentarem formação básica não conseguem compreender e fazer discernimento correto sobre os meios textuais e outros. (Recorte limitado do tema proposto)

Pode-se visualizar nessa temática quê que, (Sem vírgula) o principal motivo do analfabetismo ainda persistir na sociedade é porque a educação básica não é regida de forma correta, e que o modelo de ensino é vago e desatento. (Argumento do senso comum. Reformule e articule discussões que possam evidenciar o seu ponto de vista)

Podemos  (Evite ideia de primeira pessoa) perceber isso de modo prático quando uma parcela de indivíduos demonstra baixo ou total desconhecimento ou compreensão daquilo que lê, Isto é apesar de saberem ler não conseguem entender aquilo que é proposto pelo meio. (Não compreende a estrutura do texto)

Sendo assim, o Ministério da Educação (Apresente a sigla) deve tomar medidas efetivas que se façam presentes principalmente na educação básica. Como exemplo a melhora da capacitação de profissionais do ramo educacional (Como isso deve ser feito precisa ser mais detalhado). Para que esses profissionais sejam mais atentos e promovam educação de qualidade, atendendo  (Evite gerundismo) de modo mais efetivo a dificuldade de compreensão e sendo mais aptos a visualização do problema. (Reestruture a proposta de intervenção. Detalhe mais sobre como será feita e qual é o objetivo)

Comentários do corretor


As discussões precisam ser mais articuladas, tendo em vista que a abordagem do tema está superficial. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     500


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200