Não há como negar que o analfabetismo funcional no Brasil é um tema reincidente (Reestruture essa discussão). O analfabetismo funcional mostra em grande clareza a retrocedencia retrocedência e os resultados de uma educação precária que ainda se faz presente nos meios educacionais brasileiros. (Reestruture as discussões iniciais e formule a tese)
Em uma primeira análise, verifica-se que o assunto em questão atinge em grande maioria adultos e adolescentes (Argumentação superficial. Apresente dados), que apesar de apresentarem formação básica não conseguem compreender e fazer discernimento correto sobre os meios textuais e outros. (Recorte limitado do tema proposto)
Pode-se visualizar nessa temática quê que, (Sem vírgula) o principal motivo do analfabetismo ainda persistir na sociedade é porque a educação básica não é regida de forma correta, e que o modelo de ensino é vago e desatento. (Argumento do senso comum. Reformule e articule discussões que possam evidenciar o seu ponto de vista)
Podemos (Evite ideia de primeira pessoa) perceber isso de modo prático quando uma parcela de indivíduos demonstra baixo ou total desconhecimento ou compreensão daquilo que lê, Isto é apesar de saberem ler não conseguem entender aquilo que é proposto pelo meio. (Não compreende a estrutura do texto)
Sendo assim, o Ministério da Educação (Apresente a sigla) deve tomar medidas efetivas que se façam presentes principalmente na educação básica. Como exemplo a melhora da capacitação de profissionais do ramo educacional (Como isso deve ser feito precisa ser mais detalhado). Para que esses profissionais sejam mais atentos e promovam educação de qualidade, atendendo (Evite gerundismo) de modo mais efetivo a dificuldade de compreensão e sendo mais aptos a visualização do problema. (Reestruture a proposta de intervenção. Detalhe mais sobre como será feita e qual é o objetivo)
Comentários do corretor
As discussões precisam ser mais articuladas, tendo em vista que a abordagem do tema está superficial. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 100 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 500 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |