Analfabetismo funcional consiste na incapacidade de compreender textos e realizar cálculos simples apesar de entender letras e números. (Melhore o encadeamento das ideias) Numa época de visíveis avanços na área da educação, este ainda se faz presente. Este estorvo trás traz como sua principal consequência um forte impacto na produtividade nacional (Especifique), além de ser o reflexo de um sistema de ensino deficiente (Reveja a seleção lexical). (Discussões iniciais estão superficiais. Reformule a tese, pois está pouco explicíta)
(Melhore a relação de ideias entre os parágrafos) Mesmo que os índices de analfabetismo estejam diminuindo (Evite o gerundismo), o número de pessoas com dificuldade na interpretação de um simples texto apenas aumenta (Discussão superficial). Segundo o Inaf (Desenvolva a sigla), três em cada dez pessoas de 15 a 64 anos são consideradas analfabetas funcionais. Esse dado mostra o abandono que a educação brasileira sofre ano após ano. (As discussões precisam ser mais articuladas com os dados apresentados)
Uma grave consequência deste problema é a repercussão na produtividade (Essa discussão precisa ser mais desenvolvida) do país. De acordo com o professor doutor Issao Minami, o baixo índice de escolaridade e a má qualidade do ensino impossibilitam as pessoas de aperfeiçoares as técnicas de escrita e leitura. Este fato trás traz à a tona circunstâncias que trabalhadores com analfabetismo funcional passam todos os dias, como (Vírgula) por exemplo, não conseguir ler um manual de instruções de uma máquina. (Reelabore as discussões apresentadas, de modo a evitar uma abordagem superficial)
Logo, é preciso diminuir os índices de analfabetismo funcional no Brasil. Com um maior investimento no sistema público de educação, tal como a reestruturação do ensino básico, afim a fim de evitar que este número cresça. A partir destas ações, a perca perda anual de trabalhadores produtivos e qualificados será consideravelmente reduzida. (O agente e o meio precisa estar mais desenvolvido na proposta de intervenção)
Comentários do corretor
As discussões são pertinentes, no entanto é preciso apresentar dados para enriquecer a sua argumentação. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 150 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 150 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 100 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 600 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |