Analfabetismo funcional no Brasil: por que esse problema ainda persiste? - Banco de redações


Analfabetismo funcional no Brasil: por que esse problema ainda persiste?

Enviada em: 20/03/2020

Status:

Corrigida
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Com o avanço do tempo, a educação se tornou algo necessário para a formação pessoal e profissional de um indivíduo, possibilitando  (Evite o gerundismo) uma vida digna. Mas a minoria das pessoas não adotaram esse modelo de desenvolvimento. (Discussões iniciais superficiais. Reestruture e formule a tese)

Levando-se em conta que, (Sem vírgula) no início da humanidade o trabalho braçal sempre foi muito importante para a aquisição de mantimentos (Vírgula) e até nos dias atuais existem pessoas que não querem "perder" o deu tempo estudando (Evite o gerundismo), priorizando  (Evite o gerundismo) os afazeres e ocasionado  (Evite o gerundismo) o analfabetismo (Problemas na construção de ideias).

Ainda convém lembrar que, com a falta de acesso a meios educacionais, pessoas de baixa renda também sofrem com esse problema, sendo assim deixados para trás, tornando-os arrogantes e distanciados de uma vida bem sucedida. (Senso comum. Reestruture as discussões desse parágrafo de desenvolvimento)

Diante das menções feitas, todos devem ter o direito de convívio igualitário que pode ser adquirido através da formação educacional. As escolas, principalmente as públicas (Vírgula) possuem um papel fundamental nessa área, (Melhore o encadeamento das discussões) é preciso exigir a capacidade de raciocínio dos alunos, com leituras, interpretações, cálculos e principalmente o incentivo moral, tornando-os capazes de garantir um futuro melhor. (A proposta de intervenção precisa apresentar o agente, a proposta, o meio e o objetivo)

Comentários do corretor


As discussões precisam ser desenvolvidas de acordo com a estrutura do texto. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     500


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200