Com o avanço do tempo, a educação se tornou algo necessário para a formação pessoal e profissional de um indivíduo, possibilitando (Evite o gerundismo) uma vida digna. Mas a minoria das pessoas não adotaram esse modelo de desenvolvimento. (Discussões iniciais superficiais. Reestruture e formule a tese)
Levando-se em conta que, (Sem vírgula) no início da humanidade o trabalho braçal sempre foi muito importante para a aquisição de mantimentos (Vírgula) e até nos dias atuais existem pessoas que não querem "perder" o deu tempo estudando (Evite o gerundismo), priorizando (Evite o gerundismo) os afazeres e ocasionado (Evite o gerundismo) o analfabetismo (Problemas na construção de ideias).
Ainda convém lembrar que, com a falta de acesso a meios educacionais, pessoas de baixa renda também sofrem com esse problema, sendo assim deixados para trás, tornando-os arrogantes e distanciados de uma vida bem sucedida. (Senso comum. Reestruture as discussões desse parágrafo de desenvolvimento)
Diante das menções feitas, todos devem ter o direito de convívio igualitário que pode ser adquirido através da formação educacional. As escolas, principalmente as públicas (Vírgula) possuem um papel fundamental nessa área, (Melhore o encadeamento das discussões) é preciso exigir a capacidade de raciocínio dos alunos, com leituras, interpretações, cálculos e principalmente o incentivo moral, tornando-os capazes de garantir um futuro melhor. (A proposta de intervenção precisa apresentar o agente, a proposta, o meio e o objetivo)
Comentários do corretor
As discussões precisam ser desenvolvidas de acordo com a estrutura do texto. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 100 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 500 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |