A educação é um direito social que foi reconhecido pela Constituição da República Federativa do Brasil de 1988, portanto, (Sem vírgula) o Governo tem obrigação de oferecer à todo cidadão, (Sem vírgula) uma educação de qualidade. Mesmo assim (Melhore o encadeamento das ideias), um dos principais problemas no país é o analfabetismo, que apesar de ter sido minimizado nos últimos anos, continua sendo uma adversidade preocupante para a sociedade.
Segundo o IBGE (Desenvolva a sigla), por dados divulgados no PNAD ( Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios), o índice de analfabetismo no Brasil no ano de 2013 (8,4%) corresponde a 0,4 ponto percentual a menos que no ano interior (Reveja). Apesar de uma melhora notável, ainda existem cerca de 13 milhões de brasileiros com idade acima de 15 anos que são analfabetos (Relembre que o foco é o analfabestismo funcional). Isso evidencia um grave problema social, (Sem vírgula) que precisa ser solucionado para que as pessoas tenham igualdade de direitos, assim como está escrito na Constituição. (Delimite e articule mais as discussões que são apresentadas)
(Reveja elementos coesivos para melhorar a relação de ideias entre os parágrafos) O conhecimento é fundamental para que um indivíduo tenha a possibilidade para questionar o corpo social, (Sem vírgula) em que ele mesmo se encontra. É o caminho para formação intelectual e capacitação profissional (Reestruture essa discussão). A falta de uma educação básica de qualidade (Essa discussão precisa ser mais explorada ao longo do desenvolvimento) no Brasil, (Sem vírgula) aumenta a desigualdade social que já é muito grande (Reelabore a ideia dessa construção). Não dá oportunidade para que muitas pessoas possam mudar de vida, e acaba contribuindo com a pobreza, já que estes cidadãos analfabetos não conseguem se qualificar para trabalhos bem remunerados (Argumentos do senso comum. Reestruture). O governo que omite um direito constitucional á a grande parte de sua população, está sendo injusto (Evite esse tipo de construção).
Sendo assim, é de suma importância que o governo brasileiro proporcione aos cidadãos mais pobres a possiblidade de uma educação básica de qualidade. O país tem que investir principalmente nas áreas mais precárias, para que sejam criadas novas escolas e outras instituições de ensino (Detalhe mais esse aspecto da proposta). Oferecer um ótimo salário aos professores que irão trabalhar nesses locais, até para que profissionais de outras cidades sintam-se estimulados a irem para esses lugares. Além disso, devem ser criados centros de capacitação para jovens e adultos, onde eles serão alfabetizados enquanto adquirem uma formação para o mercado de trabalho. (O meio e o objetivo da proposta de intervenção precisa ser mais desenvolvido)
Comentários do corretor
Embora as discussões sejam pertinentes, a abordagem do tema proposto está superficial. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 150 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 150 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 150 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 100 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 650 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |