O analfabetismo funcional é uma realidade presente na sociedade brasileira, embora o país tenha conseguido reduzir o número de analfabetos nas últimas décadas (Vírgula) a capacidade de compreensão e entendimento não segue nesta mesma linha (Melhore a construção dessa ideia). O que falta para o Brasil (Reelabore essa construção) alcançar este índice de desenvolvimento, mesmo sendo terra de uma das mais fantásticas experiência de alfabetização coordenada por Paulo Freire (Essa construção ficou confusa. Reestruture). (Apresente a tese)
Dados do Indicador do Alfabetismo Funcional (Inaf) mostram que hoje temos (Evite ideia de primeira pessoa) aproximadamente 38 milhões de analfabetos funcionais, que são aquelas pessoas com dificuldade para entender e se expressar por meio de letras e números em situações cotidianas (Melhore a construção dessa ideia). Nenhuma faixa etária se exclui desses índices, tendo milhões de jovens acima dos 15 anos que possuem esta dificuldade. (Recorte superficial do tema proposto)
Para se considerar uma pessoa alfabetizada não basta saber ler e escrever, é preciso interpretar, compreender o que é lido, (Ponto final) Paulo Freire (Vírgula) grande educador brasileiro (Vírgula) acreditava que a alfabetização vai além da decodificação dos códigos linguísticos, utilizando-se do método baseado nas experiências de vida das pessoas, dispensava o uso de cartilhas, trabalhava com a realidade de cada cidadão (Vírgula) e assim ele conseguiu alfabetizar cerca de 300 pessoas na cidade de Angicos no Rio Grande do Norte, projeto que ficou conhecido como “Quarenta horas de Angico”. (Evite períodos longos, pois isso compromete a construção de sentido)
Em um país com dimensões continentais como o Brasil, (Sem vírgula) levar a alfabetização que se dá no Sul e aplica-lá no Norte não daria certo (Vírgula) pois cada região possui suas regionalidades linguísticas, por isso se faz necessário criar diretrizes como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) (Proposta não se adequa ao tema proposto), porém com a liberdade de cada região adaptar seus métodos de ensino para cada realidade local, seguindo (Evite o gerundismo) como método de Freire não formando (Evite o gerundismo) pessoas apenas mecanicistas (Vírgula) mas sim críticas (Melhore a construção de sentido) capazes de exporem suas ideias. (Lembre-se que a proposta de intervenção deve ser adequado ao tema proposto. Apresente o agente, a proposta, como será executada e os objetivos da intervenção)
Comentários do corretor
As discussões precisam ser reestruturadas e desenvolvidas de acordo com a estrutura do texto. Apresente dados que possam enriquecer a sua argumentação. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 150 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 150 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 150 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 100 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 650 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |