O analfabetismo funcional é uma das grandes questões alvo de enfrentamento no atual cenário da educação no Brasil. O problema intensificou-se, ou melhor, intensificaram-no e, diante das proporções que tomou, parece ter se tornado insolúvel (Desenvolva mais essa discussão). Em análise, podem-se postular dois fatos culminantes: a evasão escolar e a supérflua utilização catastrófica da internet (Melhore a construção dessa ideia).
Notavelmente, as mudanças condicionadas pelo acesso desenfreado à internet, (Sem vírgula) ocasionaram, também, a desatenção das crianças e adolescentes à leitura. Essa prática, que é a principal influência na desenvoltura da interpretação e memorização, tornou-se escassa e pouco valorizada. (Desenvolvimento superficial do tema proposto. Reformule e desenvolva mais as discussões apresentadas)
Antigamente, "em tempos de senhores", muitas pessoas não podiam e/ou não frequentavam a escola, o que maximazava o analfabetismo (Reformule essa ideia). Todavia, hoje, o acesso à escola é direito das crianças. A evasão escolar, por sua vez, desencadeada conforme fatores como, (Sem vírgula) falta de apoio familiar, desinteresse do aluno em relação às matérias ou a credibilidade do mesmo (Use quando houver ideia de igualdade) de que, sabe o suficiente, (Senso comum) contribue significativamente para o analfabetismo. As redes sociais auxiliam drasticamente, pois, acabam distraindo os jovens de suas atividades escolares, o impossibilitando (Evite o gerundismo) de se utilizar das leituras fundamentais. (Reestruture as discussões apresentadas)
O empenho por parte dos órgãos e das instituições para desenvolver programas e projetos que garantam aos alunos melhor eficiência, (Sem vírgula) deve ser pontual, assim como o suporte familiar (De que maneira?). Existem maneiras viáveis para driblar esse problema, visando (Evite o gerundismo) melhorar a produtividade e desempenho dos estudantes e excedendo (Evite o gerundismo) a ideia de conformidade com a condição. (Reestruture a proposta de intervenção)
Comentários do corretor
As discussões precisam ser mais articuladas, tendo em vista que o desenvolvimento está superficial. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 150 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 150 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 100 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 600 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |