O analfabetismo funcional é a incapacidade que pessoas possuem para interpretar textos e realizar operações matemáticas, muitos, se formaram ou concluíram o ensino superior (Melhore o encadeamento das ideias). Parece bizarro (Evite esse tipo de construção), mas é a realidade do nosso (Evite ideia de primeira pessoa) país que tende aumentar ao longo dos anos se não for resolvido quanto antes. (Reestruture as discussões apresentadas e formule a tese)
O índice de analfabetismo no Brasil é grande, e suas consequências são maiores ainda (Essa discussão precisa ser mais desenvolvida. Apresente dados e fatos para comprovar o seu ponto de vista). A falta de interpretação de textos pode atrapalhar a vida pessoal e profissional do indivíduo, e os levam a cair em golpes e nas famosas fake news, tanto quanto a dificuldade em realizar operações matemáticas, já que são elementos básicos usados no nosso cotidiano. (Reelabore a discussão, pois o desenvolvimento do tema está limitado)
Podemos (Evite ideia de primeira pessoa) considerar esse problema como um ciclo vicioso, pois se um adulto não possui a prática da leitura, não irá influenciar os mais jovens, e assim sucessivamente (Senso comum. Reformule essa ideia). Pode parecer “loucura” (Evite esse tipo de construção), mas existem professores que também possuem as mesmas dificuldades (Argumento baseado no senso comum), e consequentemente, (Sem vírgula) não irão motivar seus alunos à essa prática, aumentando (Evite o gerundismo) cada vez mais o índice de analfabetismo no Brasil.
Todo esse acontecimento é resultado da falta de investimento na educação do nosso (Evite ideia de primeira pessoa) país, o governo “empurra com barriga” esse obstáculo, agem como se o mínimo que fazem fosse o suficiente (Senso comum), mas sabemos (Evite ideia de primeira pessoa) que não, nosso povo precisa mais do que isso. (Não compreende a estrutura do texto)
Investir nas bibliotecas será um ótimo começo para o avanço dessa causa, alunos ou não, terão acompanhamento adequado para suas leituras com bons livros que despertam suas imaginações, os ajudando no desempenho na interpretação de textos (Quem fará isso? Especifique). Escolas integrais também são uma ótima solução, onde (Reveja pronomes relativos) os alunos terão um aproveitamento maior das aulas para aprender corretamente a fazer cálculos e praticar sua leitura. (A proposta de intervenção precisa ser mais desenvolvida)
Comentários do corretor
As discussões precisam ser articuladas de acordo com a estrutura do texto. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 150 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 150 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 150 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 100 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 650 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |