O analfabetismo persistente - Banco de redações


Analfabetismo funcional no Brasil: por que esse problema ainda persiste?

Enviada em: 20/03/2020

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Como pode em um país considerado democrático ainda ter indivíduos sem acesso à educação?  (Reelabore essa construção) De acordo com Tatiana Arnaud, escritora da obra Analfabeto problema social e desonra pessoal (Reelabore), esta aporia não se trata apenas de uma questão popular, mas, também, da falta de investimento em pesquisa antropológica, a fim de explicar o porquê existem pessoas que mesmo com o ensino médio completo ainda não conseguem tornar-se alfabetizados. Além disso, é inadmissível o Brasil estar numa posição considerada inferior pelos países subdesenvolvidos no ranking da educação, sendo que a estrutura e a qualidade de ensino das universidades brasileiras, como a USP (Desenvolva a sigla), supera diversas universidades da América Latina e do mundo. (Reelabore as discussões inciais e desenvolva de acordo com a  estrutura do texto. Formule a tese)

Em primeiro lugar, de acordo com a famosa frase de Kant, o homem é aquilo que a educação faz dele (Use aspas para demarcar a ideia de outrem), porém, neste caso, os analfabetos serão considerados a mazela da sociedade, já que no período vigente a educação é o que importa (Recorte superficial do tema proposto). Entretanto, como esta não é possível para todos, não é certo julgar aqueles que não a possuem. Ademais, o ensino no Brasil não é considerado de qualidade suficiente, para que até os que completam o ensino médio possam ser considerados alfabetizados. (Melhore o encadeamento das discussões. Isso é feito por meio da coesão e coerência)

É importante ressaltar que, (Sem vírgula) o Brasil possui estrutura e dinheiro para que seja melhorado o ensino nacional, todavia a corrupção no governo impede que haja investimento na educação para que o povo possa evoluir seus conhecimentos (Argumento do senso comum. Reelabore essa discussão). Então, o analfabetismo não se trata apenas da dificuldade de aprender, mas, também, da falta de interesse do governo em ajudar a população (Cuidado com esse tipo de recorte). Por conseguinte, os indivíduos, principalmente, no interior do Nordeste, onde a educação é precária, são os que mais sofrem com isso. (Reelabore as discussões, pois a abordagem do tema proposto está superficial)

Tendo em vista os fatos elencados, cabe ao governo juntamente com o Ministério da Educação investir mais na qualidade do ensino e em pesquisa antropológica, a fim de melhorar a educação e entender o motivo pelo qual há pessoas que não conseguem aprender a ler e escrever (Não atende ao tema proposto. Reelabore a proposta. Apresente quem vai fazer, como vai fazer, o meio  e a finalidade). Ademais, cabe a mídia incentivar o aprendizado populacional, para que a população desperte interesse no conhecimento e consiga ter uma evolução pessoal.

Comentários do corretor


As discussões precisam ser desenvolvidas de acordo com o tema proposto. Evite uma abordagem superficial. Não deixe de exercitar  a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 50 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     550


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200