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Analfabetismo funcional no Brasil: por que esse problema ainda persiste?

Enviada em: 20/03/2020

Status:

Corrigida
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Analfabetos funcionais são pessoas que conseguem reconhecer letras e números, entretanto, (Sem vírgula) não são capazes de entender textos e resolver operações de matemática básica. Hodiernamente (Evite termos clichês), no Brasil, tendo em vista o constante abandono dos estudos por parte dos jovens, aliado a dificuldade do acesso à educação de qualidade fica evidente, portanto, a persistência dos analfabetos funcionais no país. (Reelabore as discussões iniciais, pois a abordagem do tema está limitada. Reformule a tese, pois ela está pouco explicíta)

Segundo a constituição de 1988, todas as crianças e jovens de 0 a 17 anos tem têm o direito à educação. Contudo, quase quatro em cada dez brasileiros de até 19 anos não concluíram o ensino médio em 2018, dentre esses, 55% pararam de estudar ainda no ensino fundamental, de acordo com o levantamento feito pelo projeto "Todos Pela Educação". Dentre as principais causas da evasão escolar podemos  (Evite ideia de primeira pessoa) citar a gravidez na adolescência, a falta de percepção da importância dos estudos, a violência no ambiente escolar e o envolvimento em atividades ilegais, fatores que, por desviarem os jovens dos estudos, tem  têm como consequência direta a persistência do analfabetismo funcional no Brasil. (Recorte limitado. Evite uma argumentação com base no "achismo")

Em 1930, Fernando de Azevedo condenou o elitismo na educação brasileira, preconizando  (Evite gerundismo) uma escola pública gratuita, leiga e obrigatória. Todavia, tal condenação é apenas a porta de entrada ao se falar nas dificuldades do acesso à educação de qualidade no país, principalmente em áreas rurais e periferias urbanas, onde faltam escolas e vagas próximas a residência do estudante e o transporte público que, quando existe, é precário (Essa discussão pode ser mais abordada ao longo do desenvolvimento). A taxa de analfabetismo no campo chega a 23,3%, segundo dados da Universidade de Brasília (UnB), ficando  (Evite gerundismo) claro, destarte, o principal resultado desse acesso limitado a educação, que é a constância do analfabetismo funcional.

Dado os aspectos observados (Reveja conectivos), é preciso que o país lute contra a persistência do analfabetismo funcional. É imperioso, por conseguinte (Vírgula) que o Ministério da Educação garanta a aplicação das leis quanto a permanência dos jovens na escola, através  por meio da atuação do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), a fim de que a evasão escolar seja erradicada no país, (Ponto final) Em conjunto, cabe à família e as escolas, (Sem vírgula) reforçarem a importância dos estudantes se manterem na educação, através de palestras e orientação de psicólogos. Por fim, é preciso que o Governo, juntamente com os órgãos de educação dos municípios, aumente o número de vagas, por meio da construção de novas escolas e disponibilizem transporte público de qualidade para que mais jovens tenham acesso à educação e enfim, solucionar o problema da persistência dos analfabetos funcionais no Brasil. (Detalhe mais como a proposta será possível, ou seja, detalhar mais o meio)

Comentários do corretor


As discussões são pertinentes, no entanto algumas discussões precisam ser reformuladas, tendo em vista que há uma abordagem superficial do tema proposto. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 150 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 150 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     700


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200