Analfabetismo funcional e seus perigos na era da informação. - Banco de redações


Analfabetismo funcional no Brasil: por que esse problema ainda persiste?

Enviada em: 20/03/2020

Status:

Corrigida
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No início da Revolução Francesa, (Sem vírgula) o lema invocado era “Liberdade, igualdade e fraternidade”. Já no Brasil atual, a persistência do analfabetismo funcional demonstra que a igualdade na educação ainda não foi atingida (Melhora a relação com a ideia do período anterior). Por conseguinte, a sociedade brasileira fica muito mais exposta a perigos digitais na era da informação. Nesse sentido, convém analisar as principais causas, consequências e possíveis soluções para esse impasse.

Em primeiro lugar, os analfabetos funcionais tiveram uma educação básica de baixa qualidade, ou sequer estudaram (Reestruture essa discussão. Evite superficialidade). Como resultado, essas pessoas possuem dificuldade para interpretar textos simples. Além disso, elas podem não compreender mensagens irônicas ou enganosas na internet. Logo, o risco desse grupo acreditar em notícias falsas e disseminá-las é alto, visto que a maioria da população possui dispositivos digitais. (Melhore o encadeamento das discussões apresentadas)

Conforme o Indicador Nacional de Alfabetismo Funcional (Inaf), registrou em 2018, por volta de 30% dos brasileiros entre 15 e 64 anos são analfabetos funcionais (Melhore a construção dessa ideia, tendo em vista que há problemas na construção de sentido). Sendo o índice de 53% entre os mais velhos (50 a 64 anos), e de 12% entre os jovens (15 a 24 anos). Com isso, forma-se uma sociedade com poucos argumentos e críticas próprios (Argumento superficial). Pois, ao ler na rede uma matéria jornalística sobre política, por exemplo, este indivíduo não terá a capacidade de analisar, refletir e debater os prós e contras da mesma (Use quando houver ideia de igualdade). Dessa forma, esses brasileiros podem tomar diversas decisões, políticas ou não, equivocadas. (Melhore a progressão das discussões apresentadas nesse parágrafo)

Infere-se, portanto,  (Redundância) que é necessário combater o analfabetismo funcional no Brasil. Sendo assim, compete ao Ministério da Educação (Apresente a sigla), que é o órgão federal responsável por organizar o sistema de ensino no país, implantar no currículo básico e superior, técnicas de letramento atuais. Outrossim, cabe ao Ministério das Comunicações, como órgão federal que tem como missão proporcionar à sociedade brasileira acesso democrático e universal aos serviços de telecomunicações, realizar campanhas em comerciais de televisão e do Youtube dando visibilidade a esse tema e explicando  (Evite gerundismo) a importância do letramento. Assim, com uma aprendizagem eficiente se gera uma população mais engajada e com maior criticidade, que lutará por uma educação mais igualitária como o lema da Revolução Francesa. (Reveja e detalhe mais o meio da proposta de intervenção)

Comentários do corretor


As discussões são pertinentes, no entanto é necessário evitar recortes superficiais. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 150 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     650


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200