o analfabetismo pode ser resolvido - Banco de redações


Analfabetismo funcional no Brasil: por que esse problema ainda persiste?

Enviada em: 20/03/2020

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Segundo Confúcio que diz  (Melhore a construção de sentido) " não corrigir nossas falhas é o mesmo que cometer novos erros ", percebemos  (Evite ideia de primeira pessoa) que através  por meio dessa frase ele nos faz (Evite ideia de primeira pessoa) uma  um alerta. No analfabetismo os erros são cometidos a partir do momento que o indivíduo não procura ajuda, não pretende sair da sua própria ignorância (Recorte superficial. Reelabore essa ideia). Se a pessoa buscar soluções ela irá encontrar, mas por isso ela deve sair da comodidade em que está. (Não compreende a estrutura do texto. Reelabore as discussões apresentadas de acordo com a estrutura do texto. Formule a tese)

(Melhore a relação de ideias entre os parágrafos) Uma pessoa que não consegue desenvolver equações, nem ao menos fazer uma interpretação de texto, possui o analfabetismo funcional. Quando a pessoa é ignorante e não quer frequentar as aulas, não quer ler, está indo em direção ao analfabetismo (Reformule essa discussão. Argumentação elaborada por meio do achismo). A taxa de analfabetismo hoje, está grande, (Sem vírgula) devido ao rompimento estudantil, também a falta de motivação. (Reestruture as discussões, pois a abordagem do tema está superficial)

Podemos  (Evite ideia de primeira pessoa) caminhar para um lado aonde  (Reveja pronomes relativos) possam existir o mínimo de pessoas com o analfabetismo funcional, mas para isso precisamos sair da nossa ignorância, buscar a razão, devemos ser mais críticos, ler mais, praticar mais. Mas para isso ocorrer devemos mudar em primeiro lugar, analisarmos o quanto importante hoje, são os cálculos, as redações, para ingressarmos (Reformule para melhorar a construção de sentido) em uma universidade principalmente, e tudo isso para uma vida melhor. (Apresente a proposta de intervenção: quem, o quê, como, finalidade)

Comentários do corretor


As discussões apresentadas precisam ser articuladas, pois o desenvolvimento está superficial. Apresente fatos e dados para enriquecer a produção do seu texto. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 50 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     500


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200