Analfabetismo funcional: um mal no século XXI - Banco de redações


Analfabetismo funcional no Brasil: por que esse problema ainda persiste?

Enviada em: 20/03/2020

Status:

Corrigida
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Existem pelo menos dois tipos de analfabetos: os analfabetos que não conseguem ler de fato e os analfabetos funcionais, que são aqueles que sabem ler, porém de maneira insuficiente, pois não conseguem entender bem o que leem. (Desenvolva mais as discussões inciais, pois a abordagem do tema proposto está superficial. Formule a tese)

No Brasil, foi-se o tempo em que o analfabetismo era um problema que atingia grande parte da população (Recorte superficial). Embora ainda seja um problema a ser enfrentado, o país está caminhando  (Evite o gerundismo) na direção de países desenvolvidos, (Sem vírgula) que tem  têm baixas taxas de analfabetismo, graças aos, entre outros motivos, programas de enfrentamento do analfabetismo do governo federal. (Articule mais as discussões apresentadas)

Hoje em dia, um grande problema a ser enfrentado no Brasil é o do analfabetismo funcional, que atinge grande parte dos alfabetizados do país. Trata-se da dificuldade em compreender textos dos mais diversos tipos, graças à falta de entendimento pleno, à interpretação pobre e insuficiente dos textos. Ler sem conseguir entender bem, é como se não houvesse lido. (Argumentação expositiva. Articule as discussões apresentadas nesse parágrafo)

É necessária a implantação de cursos, não só de alfabetização básica, como também "intermediária", esta para aqueles que já sabem ler, mas ainda têm dificuldades de, por exemplo, entender ou interpretar o papel da vírgula numa oração (Recorte superficial). Dificuldades estas que podem atrapalhar, e muito, (Evite esse tipo de construção) na compreensão da leitura e também da escrita. (Reelabore a proposta de intervenção. Apresente os agentes, os meios e como será possível resolver o problema)"

Comentários do corretor


As discussões são pertinentes ao tema, porém "pobre" de dados e fatos para enriquecer a argumentação. Delimite e articule mais as ideias apresentadas. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     650


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200