Analfabetismo no Brasil - Banco de redações


Analfabetismo funcional no Brasil: por que esse problema ainda persiste?

Enviada em: 20/03/2020

Status:

Corrigida
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Antigamente muitos largaram os estudos e procuram trabalhar para sustentar a família (Reelabore essa discussão). Com o tempo essas pessoas não conseguiam voltar ou continuar os estudos e conclui-los, fazendo  (Evite o gerundismo) com que cresça o número de analfabetos no Brasil. (Reestruture as discussões iniciais e apresente a tese)

Atualmente criaram ensino para que pessoas que antigamente não conseguiram concluir e frequentar a escola possam realizá-los. As escolas estão tendo dificuldades no ensino  (Achismo) fazendo  (Evite o gerundismo) com que apresar  (?) de frequentarem a escola, continuem os problemas na forma e maneira de interpretar textos sem figuras que facilitem a entender os texto e realizar cálculos matemáticos. (Reelabore essa ideia. Desenvolvimento superficial)

Com a internet que ajuda a ter acesso a todo tipo de informação, fazendo com que o interesse em aprender e permanecer nas escolas suma de alunos de 15 a 17 anos e não investindo tanto nos escudos noturnos, onde são ministrados para alunos de 18 a diante (Reelabore essa discussão para melhorar a construção de sentido). Esses alunos na sua maioria buscam aprender (Vírgula) mas mais não é focado e dado importância como para os alunos de 15 a 17 anos que o conteúdo é dado completo e não parcialmente ou resumido como no noturno. (Reelabore essa discussão para melhorar a progressão de ideias. Desenvolvimento superficial)

Concluo  (Evite primeira pessoa) que para que a taxa de analfabetismo funcional continue diminuindo  (Evite gerundismo) e voltar a dar interesse aos jovens que estão largando a escola, é usar a tecnologia e a internet para atrair e motivar a permanecerem nas escolas. (Reformule essa discussão. Problemas na construção de sentido) Nos estudos noturnos e EJAS (Desenvolva essa sigla) começar a dar mais importância, passar conteúdo completo ou que vão lhes ajudar na vida e serão utilizados para que entrem nas universidades em geral, gerando  (Evite gerundismo) oportunidade igualmente para todos. (Desenvolvimento superficial da proposta. Reestruture e desenvolva de acordo com a estrutura do texto)

Comentários do corretor


Delimite e articule as discussões, de modo a evitar uma abordagem limitada do tema proposto. Apresente dados e fatos que possam enriquecer a sua argumentação. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     550


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200